A Nova Fase da IA vai Mudar sua Vida

O futuro que poucos têm coragem de falar sobre

Você já percebeu o quanto a internet e as redes sociais mudaram nossas vidas nos últimos 10 anos?

Então, se prepare, porque isso não é nada perto do que está por vir.

Imagine viver até os 500 anos, ter computadores implantados no seu cérebro, próteses inteligentes substituindo membros, e IAs avançadas fazendo descobertas científicas que humanos só fariam 200 anos à frente.

Parece o cenário utópico digno de um livro de Asimov, não é mesmo?

Mas lembre-se de que há 50 anos ninguém acreditaria ser possível falar com uma pessoa do outro lado do mundo, por meio de uma tela que cabe no seu bolso.

E da mesma forma, o futuro que está por vir vai desafiar completamente a sua capacidade de compreensão da tecnologia.

O grande erro de quem ouve falar sobre inteligência artificial é pensar que todo esse universo se limita ao uso das ferramentas de IA generativa que ganharam popularidade.

Por mais que essas ferramentas tenham seu lugar de importância na adoção da IA, existe um movimento muito maior por trás de toda essa disrupção tecnológica.

A forma como executamos o trabalho será apenas o primeiro impacto da revolução, a inteligência artificial vai mudar completamente a forma como vivemos as nossas vidas.

E tudo isso vai acontecer muito mais rápido do que você imagina.

Em setembro de 2023, o CEO do Google disse em uma entrevista que a inteligência artificial poderia ser maior que a internet.

Ele ainda complementou dizendo:

“A maior mudança tecnológica que veremos em nossas vidas”. 

Sundar Pichai é um executivo experiente, à frente de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

E assim como ele, outros grandes executivos e especialistas em tecnologia estão expressando a mesma visão sobre como a IA vai nos afetar.

Quando o Departamento de Defesa dos Estados Unidos desenvolveu o protocolo TCP/IP como um sistema de comunicação nos anos 70, não imaginou que ele seria a base fundamental para a evolução da internet.

Assim como quando as empresas pontocom estavam surgindo nos anos 90, era difícil prever a dimensão que o mundo digital teria nas nossas vidas.

Hoje, com IA, esse abismo é ainda mais profundo, pois, com o nível de tecnologia atual, transformações que antes levavam 20 anos vão começar a acontecer em menos de 2 anos.

Portanto, é necessário abrir a mente sobre as possibilidades de uso da inteligência artificial.

É óbvio que, no sentido amplo, IA é um tema extremamente complexo e repleto de desdobramentos, que absolutamente nenhuma pessoa consegue dominar por completo.

Agora, quando falamos de IA para negócios, se limitar apenas ao uso de ferramentas é ficar dependente do que terceiros estão dispostos a te oferecer.

Por isso falo tanto sobre manter um pensamento exponencial de prosperidade.

Porque o impacto da IA não será linear como a mente humana está acostumada.

A revolução tecnológica vai gerar consequências que hoje simplesmente não conseguimos prever, da mesma forma que quem presenciou a internet em seu início não imaginava o que ela se tornaria hoje.

Entender o conceito de exponencialidade vai te ajudar a:

  • Ter uma visão ampla sobre as possibilidades de mercado.

  • Não se apegar a soluções e ferramentas que podem facilmente ser substituídas.

  • Buscar por conhecimento fundamental e perene, que pode ser aplicado em diversos contextos diferentes.

  • Se preparar melhor para grandes transformações.

  • Desenvolver sua capacidade de adaptação para aproveitar o timing de mercado.

Hoje vamos conversar sobre os impactos mais amplos da inteligência artificial no seu modo de interagir com o mundo, e como isso também vai afetar seus amigos, parentes e até mesmo seus filhos.

Você está preparado para o futuro?

Quando a ficção se torna realidade

Ray Kurzweil é um inventor, escritor e futurista americano que escreve sobre inteligência artificial desde os anos 90.

Ele foi pioneiro no campo de reconhecimento ótico e de voz, além de ter feito diversas previsões certeiras sobre como a IA afetaria o mundo.

Para você ter uma ideia, segundo um levantamento feito pelo Daily Mail, até o ano passado a taxa de acerto das suas previsões estava em cerca de 86%.

Ray Kurzweil popularizou o termo singularidade, um cenário de avanço tecnológico onde a inteligência artificial vai superar a inteligência humana e criar uma Super Inteligência.

Segundo Ray Kurzweil, essa realidade vai gerar uma transformação na sociedade que vai muito além de mudar a forma como nós trabalhamos.

Imagine um mundo com:

  • Redução extrema dos custos de produção,

  • Ultra longevidade,

  • Economia centrada na criatividade,

  • Mudanças éticas,

  • Integração homem-máquina,

  • Aumento da desigualdade,

  • Entre outras mudanças profundas no nosso estilo de vida.

Essas são algumas transformações que Ray prevê que aconteçam no futuro.

Mas antes de falar sobre quando isso vai acontecer de fato, é preciso entender o atual momento em que vivemos e qual o seu papel nesse processo.

Os 3 estágios de inteligência exponencial

Quando falamos de impacto, a inteligência artificial é classificada em três estágios de evolução, e atualmente estamos na era da IA estreita, também conhecida como ANI (Artificial Narrow Intelligence).

O segundo estágio de impacto da IA é a AGI (Artificial General Intelligence), uma inteligência artificial que consegue executar todas as atividades que um ser humano pode executar.

Por último, uma ASI (Artificial Super Intelligence) é uma IA que superou muito a inteligência humana e alcançou uma inteligência maior que a de todos os seres humanos juntos.

1 - ANI (Artificial Narrow Intelligence)

No atual estado de IA estreita (ANI), as IAs disponíveis são muito boas em executar tarefas específicas ou um conjunto limitado de tarefas. O termo “estreito” se refere justamente ao fato de sua capacidade ser focada.

Por mais que as atuais IAs generativas pareçam ser criativas e apresentam respostas surpreendentes, elas ainda são limitadas quando se fala de atividades que demandam tomada de decisão abrangente.

A IA estreita tem capacidade de:

  • Processar grande quantidade de dados

  • Executar tarefas específicas

  • Reconhecer padrões

  • Seguir regras pré-definidas

Um exemplo prático de IA específica são assistentes virtuais como Siri ou Alexa, os algoritmos de recomendação da Netflix, sistemas de carros autônomos ou chatbots de atendimento ao cliente.  

Em todos esses casos, você encontra a IA exercendo uma atividade isolada, e mesmo assim, em muitas dessas aplicações, ainda é comum encontrar falhas no desempenho da IA.

No entanto, mesmo com todas as limitações atuais, a IA generativa vem causando um enorme impacto econômico e social.

Já vemos a otimização produtiva de diversos setores que estão automatizando tarefas repetitivas, e diferente do passado, hoje isso está acontecendo com tarefas intelectuais.

Quando você vê alguns vídeos na internet e imagens de IAs gerando péssimos resultados e parecendo burra, é porque ela ainda esbarra nessas limitações.

Mas você não pode negar que, mesmo neste estágio inicial, o impacto de transformação tem sido gigante.

O fato é que, se for fazer uma analogia, eu diria que a IA atual ainda é o famoso Nokia “tijolão”. E o que você precisa entender é o que vai acontecer quando ela chegar nos próximos estágios de evolução.

2 - AGI (Artificial General Intelligence)

AGI é o estágio de evolução em que a IA seria capaz de entender, aprender e aplicar conhecimento de forma similar ao que um humano faria.

Nesse estágio, a inteligência artificial dá um salto gigante na sua capacidade de execução, podendo tomar decisões complexas de forma autônoma e abrangente.

Na era da AGI uma IA consegue:

  • Compreender e gerar linguagem natural no mesmo nível que um humano.

  • Aprender novas habilidades sem treinamento específico

  • Raciocinar de forma abstrata e fazer conexões 

  • Se adaptar de forma criativa a novas situações

Nesse contexto, estamos falando de uma evolução que faz as IAs atuais parecerem carroças, e que vai causar uma disrupção mais rápida do que qualquer outra que já vivemos.

Para você entender melhor, um assistente pessoal na era da AGI pode agendar compromissos, avaliar e estruturar seu gerenciamento de tempo com base em uma compreensão profunda dos seus objetivos.

Na medicina, a AGI poderia diagnosticar doenças, propor tratamentos, realizar pesquisas e até mesmo cirurgias, se tornando uma especialista no corpo humano.

No mundo corporativo, a AGI poderia pesquisar mercados, avaliar riscos, criar produtos, planejar distribuição e tomar decisões complexas sobre o negócio.

Diante desse cenário, você já deve ter percebido que as consequências da AGI serão profundamente transformadoras, afetando todo o nosso estilo de vida.

Hoje, você já sabe como os smartphones mudaram nossa forma de fazer qualquer coisa e interagir com as pessoas. Com AGI, esse salto será ainda maior, mudando para sempre as nossas vidas.

Com a AGI, diversas profissões se tornarão obsoletas, os avanços científicos cada dia mais acelerados, surgirão questões sobre o papel do ser humano na sociedade e questões éticas sobre a segurança dos sistemas e dos dados.

Esse salto tecnológico pode parecer algo muito distante, mas muitas previsões apontam que poderemos chegar em AGI em 5 anos ou menos.

E ainda há aqueles que dizem que as empresas de IA já alcançaram esse estágio, mas não liberaram essa tecnologia por não saber do impacto negativo que ela pode causar.

Mas o fato é que a AGI vai ser o próximo grande passo da inteligência artificial, o estágio que vai causar uma transformação gigante, mas que ainda não é o estágio final.

3 - ASI (Artificial Super Intelligence)

ASI é um conceito teórico de uma inteligência que supera em larga escala a inteligência humana em todos os aspectos, incluindo criatividade, habilidades técnicas e sociais.

Uma inteligência desse porte interage como algo que nunca experienciamos na história, como se fosse o resultado da inteligência de todos os seres humanos multiplicada em uma única entidade.

A ASI poderia:

  • Resolver problemas além da compreensão humana

  • Realizar descobertas científicas extraordinárias

  • Reescrever as leis da física e da realidade como conhecemos

  • Quintuplicar a expectativa de vida do ser humano através de descobertas na saúde.

  • Tomar decisões globais sobre o futuro da humanidade

Em termos práticos, uma ASI poderia fazer coisas incríveis como desenvolver a cura universal de todas as doenças.

Poderia resolver problemas globais como mudanças climáticas, fome, guerras e dores profundas que o ser humano acha impossível resolver.

Nesse ponto, ela desenvolveria tecnologias de exploração espacial e manipulação da realidade que hoje sequer passam pela nossa cabeça.

Você pode estar pensando que isso é impossível e parece papo de filme de ficção científica, mas lembre-se de que há 50 anos muitas das coisas que você faz atualmente também pareciam.

A diferença é que quanto mais tecnologia temos, mais rápido a inovação acontece, de modo que transformações que antes demoravam 10 anos, hoje acontecem em 2 ou menos.

Por esse motivo, grandes especialistas estão dizendo que não sabem o que esperar dos próximos anos. 

Porque pela primeira vez na história temos uma inteligência escalável que serve como alavanca para diversas áreas diferentes.

Ray Kurzweil foi a pessoa que popularizou essas teorias e, o mais surpreendente do que pensar em como isso afetaria a humanidade, é lembrar que sua taxa de acerto está acima de 80%.

Sabendo disso, surge o impulso inevitável de se preparar para curto prazo.

E se essas loucuras que parecem filmes de ficção realmente são possíveis, a pergunta que fica é: quando será que isso vai acontecer?

A singularidade está próxima

Não existe um consenso sobre quando de fato teremos AGI, ou sobre qual tecnologia precisamente pode ser chamada de Artificial General Intelligence.

No gráfico abaixo, você percebe o salto do número de buscas sobre o tema no Google, um reflexo dos diversos debates que vêm acontecendo sobre essa revolução.

Os conceitos teóricos que mostrei para você são formas de tornar mais palpável algo sem precedentes, uma vez que se trata de uma das maiores revoluções da história.

Sam Altman, CEO da Open AI, acredita que podemos chegar ao estágio de AGI dentro de 5 anos, enquanto Elon Musk prevê que esse nível de tecnologia já vai estar disponível em 2 anos.

Já segundo o CEO da Baidu, Robin LI, esse desenvolvimento vai levar no mínimo 10 anos para acontecer.

Vivemos um cenário onde a tecnologia se sobrepõe ao longo dos anos, tornando as transformações muito mais rápidas do que antigamente.

Esse é um dos motivos do futuro da tecnologia ser incerto, até mesmo para os especialistas e pessoas que estão explorando esse mercado.

Enquanto alguns acreditam que a evolução exponencial vai nos trazer AGI no curto prazo, há quem defenda que ainda precisamos de muito desenvolvimento para chegar nesse patamar.

Mas independente de uma data exata, o consenso entre os especialistas é que o próximo estágio da inteligência artificial é uma disrupção que inevitavelmente vai acontecer.

E com a chegada da AGI, todo o desenvolvimento tecnológico será acelerado, proporcionando o ambiente necessário para chegarmos em uma ASI, que pode mudar a nossa percepção de realidade.

Em 2005, Ray Kurzweil lançou o livro “The Singularity Is Near: When Humans Transcend Biology”, onde ele fala exatamente sobre o momento em que o progresso tecnológico irá gerar uma super inteligência artificial (ASI).

Ele mostra como as revoluções tecnológicas reduziram seu intervalo de ocorrência, ao mesmo tempo que houve um aumento exponencial da capacidade computacional.

E segundo Ray, essa conjunção de fatores vai ao desenvolvimento e uma Super Inteligência Artificial até 2045.

Algumas pessoas têm dificuldade de entender o conceito de exponencialidade, ao estarem acostumadas com o desenvolvimento linear da natureza.

Acontece que em tecnologia você consegue perceber um desenvolvimento composto, onde quanto mais tecnologia temos acesso, mais rápido conseguimos chegar no próximo nível, e mais rápido nos aproximamos da singularidade.

Por esse motivo, os reflexos desse estágio parecem ficção científica para a grande maioria das pessoas.

Pois no passado estávamos acostumados a ver mudanças como essas acontecendo dentro de 100 anos ou mais, atravessando gerações.

E pela primeira vez na história, talvez veremos uma transformação dessa dimensão acontecendo dentro de 5 ou 10 anos, algo inédito na nossa história como humanidade.

Nessa perspectiva, você entende que não é exagero quando o CEO do Google disse que a IA pode ser uma descoberta mais importante que o próprio fogo ou a eletricidade.

Da mesma forma, NÃO é exagero quando ouvimos falar sobre substituição do trabalho, pessoas economicamente inúteis, renda básica universal e demais reflexos do avanço tecnológico.

Geralmente, as pessoas que acham isso impossível não tiveram acesso a todas as informações que você absorveu nesse texto, e estão acostumadas com a evolução gradativa, sem conhecer o poder da exponencialidade.

Portanto, você precisa entender que acessar essas informações é uma grande vantagem competitiva, uma vez que permite ter uma visão privilegiada das profundas transformações sociais previstas para acontecer.

E não importa quais sejam os seus planos para o futuro, sem dúvidas eles serão impactados pela revolução da tecnologia.

Você no Admirável Mundo Novo

Essa breve imersão sobre as previsões do impacto da IA em nossas vidas foi uma forma de expandir sua visão sobre o cenário geral e entender que IA é algo que vai muito além do que você consome nas redes sociais.

Quando falamos de negócios, é necessário ter uma visão ampla sobre o mercado, as pessoas e as transformações sociais que estão ocorrendo no mundo.

Abrir sua mente para os impactos de longo prazo da evolução tecnológica vai permitir se posicionar melhor e enxergar oportunidades que ficam fora do radar da maioria das pessoas.

A minha missão é trazer conhecimento de qualidade para preparar as pessoas para essas mudanças que inevitavelmente vão gerar bastante instabilidade em nosso organismo social.

O conhecimento é uma ferramenta fundamental para tomar melhores decisões e lidar de forma mais precisa com as mudanças que afetarão a sua vida.

Assim como estar conectado com outras pessoas que buscam esse mesmo conhecimento, também é uma forma de criar barreiras de segurança e aproveitar oportunidades de mercado.

Um dos grandes objetivos da Academia Lendária é criar esse ambiente onde meus alunos conseguem aprender, interagir e fazer parcerias para enfrentar um futuro cheio de incertezas, mas também repleto de abundância.

Realmente quero te ajudar a prosperar nossa nova era. Se você tem alguma dúvida sobre o tema do texto ou como extrair o máximo potencial de IA para negócios, responda este e-mail que vou tirar todas as suas dúvidas.

Fico aguardando sua resposta, procure saber mais sobre a singularidade quanto antes, pois isso realmente tem potencial de mudar a sua vida.

Não esqueça que, quando você menos espera, tudo pode mudar para sempre.

Alan Nicolas ♾️
CEO Academia Lendár[IA]

📚️ Livros Recomendados:

💻 Vídeos Recomendados

🗞️ Sobre a Newsletter:

  • Descubra como sobreviver e prosperar na Era da IA ♾️

  • Escrita por: Alan Nicolas utilizando Obsidian potencializado com IA

  • Mantenha-se atualizado: Últimas tendências e desenvolvimentos em IA

📲Redes Sociais

Para mais conteúdos lendários sobre Inteligência Artificial e Business, aproveite para me seguir nas redes sociais:

Como você avalia a edição de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.