- Alan Nicolas
- Posts
- A Revolução Silenciosa da IA: Essas dos 10 profissões podem acabar?
A Revolução Silenciosa da IA: Essas dos 10 profissões podem acabar?
Prepare-se para as mudanças e descubra a habilidade mais valiosa.
O maior risco atual da IA é a disrupção de trabalhos.
A revolução silenciosa da IA já começou e fez suas primeiras "vítimas".
E eu sei que isso pode parecer ruim, mas ao final desta leitura você estará inspirado com tudo que está acontecendo.
Não seja a próxima Kodak
Em 1995, Eric Schmidt, ex-presidente da Google, fez uma previsão ousada durante uma entrevista: ele disse que toda empresa, seja ela grande ou pequena, no futuro estaria na internet.
E, para a época, isso foi muito ousado porque grande parte das pessoas não tinha acesso à internet.
Para ser mais preciso, apenas 0,28% da população tinha algum tipo de acesso à internet e, mesmo assim, não era algo trivial. Muitos só conseguiam acessar enquanto estavam na faculdade.
A internet pertencia à minorias e entusiastas e nem sequer era compreendida pela maioria das pessoas.
Naquele tempo, os telefones, que eram um dos principais meios de comunicação, eram raros e caros, custando o equivalente a um carro.
Além disso, os programas utilizados para acessar a internet tinham nomes pouco conhecidos, e os serviços online que hoje são comuns e populares, como o YouTube, a Wikipédia e o Google, ainda não existiam.
Buscar algo na internet era uma tarefa complexa e desafiadora, semelhante a uma "investigação de Sherlock Holmes".
Hoje praticamente 100% das empresas podem ser encontradas na internet e a maioria delas tem algum tipo de representatividade ativa seja com redes sociais, um site ou e-commerce.
Para você ter ideia, só em 2023, as transações globais de cartões de crédito foram estimadas em 678 bilhões, com uma média de 21.510 transações por segundo.
Em 1995, Jeff Bezos estava há recém lançando um site de vendas de livros chamado Amazon. Hoje a Amazon envia aproximadamente 1,6 milhão de pacotes por dia e faturou ano passado $513.98 bilhões.
$513.98 bilhões é muito ou pouco?
Eu acho muito, mas a Amazon é "só um ecommerce" existem vários por aí e a estimativa é que só em 2023 eles vendam um total de $5,8 trilhões e para 2027 deve chegar a $8 trilhões.
Isso é aproximadamente 5x mais que o PIB do Brasil. Ou seja, "dá para comprar" 5x o Brasil inteiro com que circula nos ecommerces da internet.
É muito dinheiro, algo inimaginável para algo tão exclusivo e raro como era a internet em 1995.
As pessoas podem ter dado risada da previsão de Eric em 95, mas quem não deu ouvidos a ele com certeza depois se arrependeu.
A BlockBuster é um bom exemplo disso, apostou que as pessoas continuariam indo à locadoras para alugar fitas e DVDs e deixou de comprar a Netflix por uma quantia relativamente pequena.
O resultado você já conhece. Ela foi à falência pouco tempo depois.
E assim como a Kodak foi substituída pela máquina fotográfica, o telefone pelo celular e os cavalos pelos carros, a revolução da I.A veio para ficar.
Mas quem ela irá substituir?
O Futuro das Empresas e dos Empregos
Muitas empresas e empregos vão deixar de existir, e essa revolução é silenciosa porque está ocorrendo de maneira gradual e quase imperceptível.
A cada dia, a Inteligência Artificial avança e se integra a diversos setores, desde a automação de tarefas rotineiras em escritórios até o desenvolvimento de sistemas complexos em indústrias e serviços.
Ao contrário de revoluções tecnológicas anteriores que foram marcadas por mudanças visíveis e tangíveis, a revolução da IA está se desdobrando nos bastidores, transformando sutilmente como as empresas operam, tomam decisões e interagem com seus clientes.
E não é sobre uma mera substituição de trabalhos manuais por máquinas, mas sim sobre a redefinição de funções que até mesmo exigem habilidades cognitivas e de tomada de decisão.
Aliás é justamente aqui que isso difere de todas outras revoluções que já aconteceram na humanidade.
Pois empregos que hoje consideramos seguros podem se tornar obsoletos literalmente da noite pro dia.
Um conhecido que tem uma empresa que emprega mais de 200 pessoas no telemarketing me contou semana passada que irá demitir 90% das pessoas em Janeiro e irá substituir elas por ChatBOTs com IA que conseguem não só responder de forma extremamente eficiente por chat, mas também conseguem ligar e conversar em tempo real com os clientes.
Outro amigo que tem empresa nos Estados Unidos já usa telemarketing com IA há 6 meses e desligou a empresa que prestava serviço de telemarketing para a empresa dele.
Isso não é novo, vem acontecendo há alguns anos:
O Setor de Call Center conta atualmente com cerca de 1,62 milhão de trabalhadores aqui no Brasil. E se 1,62 parece muita coisa, então olha só isso…
Pesquisas de institutos renomados como Goldman Sachs estimam que 300 milhões de empregos podem ser substituídos pela IA, indicando que 18% do trabalho global pode ser automatizado já a partir de 2024.
Isso mesmo: 300 milhões de empregos.
E não ache que o seu está seguro por ser mais especializado ou porque você demorou 10 anos para se formar.
A lista de empregos que serão rapidamente substituídos por IA é extensa e vai desde o básico como revisão de texto e traduções até análises avançadas de registros médicos para diagnósticos como também análises financeiras de risco.
E talvez você pense…
Alan, mas essas IAs não são tão boas quanto nós humanos!
É aqui que você se engana.
Uma fábrica chinesa em Dongguan substituiu 90% de sua força de trabalho por máquinas e IA aumentando a sua produtividade em 250%.
E não é só na China, isso já começou aqui também.
O Grupo EXAME já utiliza IA em sua estratégia de negócios, usando-a para produção de peças audiovisuais, marketing e educação. Também utiliza ferramentas de IA para otimização de SEO e transcritores automáticos de áudio.
Eu mesmo tenho ajudado a implementar IA em grandes empresas que atuam no Marketing Digital no Brasil e como estou por dentro de algumas operações posso dizer com certeza que o que vimos até aqui é só a ponta do iceberg.
E as coisas só estão acelerando
Dá uma olhada nesse gráfico abaixo, ele mostra o quanto empresas ao redor do mundo (principalmente nos Estados Unidos) investiram anualmente em IA.
As maiores empresas do mundo estão "dando All In" (se jogando de cabeça) em IA, pois sabem que quem ficar para trás é "gamer over'.
Se liga como elas estão investindo:
Sim, elas não são burras, estão diversificando, afinal, se uma não dá certo tem outra.
Mas percebeu que o Facebook (agora Meta) não está nessa lista?
Isso porque a Meta tem a própria IA e eles são os "doidos" que resolveram investir TUDO na sua própria IA chamada Llama.
O tio Zuck partiu para praticamente um tudo ou nada: até o final de 2023 ele vai investir US$ 33 bilhões em capacidade de IA e quer investir ainda mais em 2024.
Eu que não sou bobo nem nada, já comprei o Oculos Quest 3 e o Ray-Ban Meta Smart Glasses na minha visita aos Estados Unidos para desfrutar das comodidades que estão sendo criadas pela meta com os avanços de IA.
Graças ao óculos com IA, agora eu consigo não só gravar vídeos e tirar fotos sem precisar usar minhas mãos, mas também consigo usá-lo para conversar com uma IA.
E em breve a Meta anunciou que vai liberar a visão do óculos para eu poder fazer perguntas à I.A sobre o que eu estou vendo.
Então, por exemplo, se eu olhar para uma placa em Chinês e quiser entendê-la, posso pedir ajuda à I.A que ela traduzirá a placa em tempo real.
Se eu olhar uma fruta desconhecida ao longo de uma trilha e perguntar, a IA vai me responder se ela é comestível ou não. Tudo isso sem precisar ficar pegando telefone e pesquisando na internet.
E isso não é nem 10% do que a Meta está planejando criar com IA.
O próprio WhatsApp que é da Meta, em breve terá sua própria IA integrada de forma nativa, disponível para empresas criarem suas próprias IAs que atendem seus clientes pelo WhatsApp, processando os pagamentos, ligando para os clientes e muito mais.
A Meta está com planos de lançar mais 28 IAs em versão beta no começo do ano que vem, cada uma com interesses e personalidades únicas e que você poderá acessar pelo Whats, Insta ou Face.
Já a Microsoft anunciou que pretende integrar a IA da OpenAI em todos os seus produtos e que dará acesso irrestrito a poder computacional para OpenAI expandir suas pesquisas e avanços com ChatGPT e está investindo pesado na criação dos próprios CHIPs focados em IA para aumentar ainda mais o processamento desse tipo de tecnologia.
Loucura né?
As maiores empresas do mercado no mesmo movimento.
Todas estão apostando todas suas fichas em IA.
E a pergunta que te faço é:
Será que elas estão erradas?
Será que seria só um hype?
Se tem uma coisa que aprendi nessa jornada de empreendedor é aprender com o movimento das "baleias", das grandes empresas.
Pois essas empresas costumam investir MUITO em pesquisa antes de fazer um movimento tão ousado como esse.
E você?
Quanto tempo você está investindo em se atualizar para esse mercado?
Enquanto os grandes estão investindo "todas suas fichas" nessa, quantas você está investindo?
Talvez a lista dos empregos que serão substituídos com força por IA a partir de 2024 te motive o suficiente para mexer a bunda da cadeira e se atualizar.
Estas 10 profissões estão com dias contado?
Eu deixei elas por ordem de maior risco para menor risco e a % indicada no começo antes do nome da profissão indica a estimativa das pesquisas pela substituição por IA.
1. 97% | Caixas e Bilheteiros
Estudo da Universidade de Oxford (2020): Estima que 97% dos empregos em caixas e bilheteiros estão em alto risco de serem automatizados.
Estudo recente, feito em 2023, da consultoria Gartner reforça esse número: ele estima que 97% dos empregos em caixas e bilheteiros serão automatizados até 2030.
Na viagem que fiz para os Estados Unidos isso ficou bem claro, a maioria dos locais são assim:
Ponto de Carregamento Tesla na Florida
Fiquei por 15 dias com um Tesla no Estados Unidos e em nenhum momento precisei falar com alguém, ou se quer passar um cartão.
As compras lá foi outra experiência, a maioria dos lugares possui caixas inteligentes onde você não precisa ser atendido, e alguns lugares do mundo está sendo implementado até mesmo algo como essa tecnologia aqui:
Carrinho inteligente registra as compras e acaba com as filas no supermercado
2. 96% | Assistente Administrativo / Financeiro
Estudo da Universidade de Oxford (2020): prevê que 89% das tarefas administrativas, contábeis e financeiras estão em risco de automação.
Já outro estudo da OECD indica que cerca de 96% dos empregos administrativos têm alto potencial de automação por IA.
Aqui nas minhas empresas boa parte das atividades já estão sendo potencializadas por IA e conheço outras que estão crescendo sem aumentar seu time administrativo por conta das automações e da inteligência que ganharam com IA.
3. 95% | Call Center / Telemarketing / Suporte ao Cliente
Como já mencionei antes aqui, essa está sendo uma das mais impactadas.
A implementação de IA em call centers aumenta muito a eficiência e a produtividade uma vez que a IA não precisa de descanso, não precisa de um computador, uma mesa, décimo terceiro ou férias.
Além disso, ela não precisa de constantes treinamentos como é nos setores de call center que possuem uma rotatividade bem alta.
A IA pode rapidamente pesquisar em uma base de conhecimento e fornecer as respostas necessárias, o que melhora a capacidade de lidar com situações de forma rápida e eficaz.
E também pode prever possíveis problemas e resolvê-los de forma proativa, analisando dados históricos e padrões de comportamento do cliente.
Além de ser altamente escalável.
Vai fazer uma campanha de lançamento ou uma promoção em uma data especial?
Sem problemas.
Você não precisa contratar mais 50 pessoas, a IA que substitui 20 pessoas é a mesma que substitui 2.000.
Estudo da Universidade de Oxford de 2020 já estimava que 89% dos empregos em call centers estão em alto risco de serem automatizados, hoje esse número aumentou para 95%.
Um estudo publicado este ano, em 2023, pela consultoria Gartner estima que 95% dos empregos em call centers nos Estados Unidos serão automatizados. O mesmo deve acontecer aqui no Brasil.
4. 85% Gestor de Tráfego
A IA pode analisar dados de tráfego da web com mais precisão do que os humanos, o que pode levar a insights mais profundos sobre o comportamento do usuário.
Além disso pode automatizar tarefas que atualmente são realizadas de forma manual, fazendo com que os gestores de tráfego possam se concentrar em tarefas cada vez mais estratégicas.
O aumento do volume, complexidade e disponibilidade de dados está fazendo empresas investirem cada vez mais em soluções inteligentes e automatizadas de tráfego, como consequência grandes instituições de pesquisa como Gartner apontam que até 85% das profissões de gestor de tráfego podem desaparecer nos próximos anos e mesmo as instituições mais conservadoras apontam para um número entre 60% e 70%.
Em geral, as previsões sobre a automação da análise de tráfego são consistentes. Inclusive, grandes amigos meus do mercado de Marketing Digital já notaram isso e a maioria deles migraram para funções mais estratégicas, delegando ou automatizando o tráfego.
Recentemente em um evento eu conheci também uma empresa que criou várias integrações com diferentes IAs e estavam com o tráfego 100% automatizado com um ROAS (retorno sobre anúncios) 4x maior do que quando um humano fazia o tráfego.
E essa é a tendência que vai vir com cada vez mais força, mas não só para gestores de tráfego e sim para TODOS profissionais de marketing digital.
5. 75% Analistas de Pesquisas
Uma pesquisa da Universidade de Harvard sugere que analistas e planejadores que usaram o Chat GPT como assistente melhoraram a qualidade de seus relatórios em cerca de 40% em comparação com aqueles que não utilizaram a ferramenta.
Eu mesmo fiz pesquisas para escrever essa news usando Chat GPT com acesso a Internet, Bing, Bard, Claude e Perplexy.
Antigamente, 2 ou 3 anos atrás, eu teria feito várias reuniões com pessoas de diferentes áreas e colocado esforço em pesquisas pouco produtivas no Google.
Agora eu só digito o que quero buscar e uma das ferramentas que eu citei faz todo trabalho para mim.
6. 70% Contabilidade
Um estudo publicado em 2023 pela empresa de inteligência artificial UiPath estima que 70% dos empregos em contabilidade e processamento de dados financeiros entre 2024 e 2030 serão substituídos por IAs.
7. 70% Diagnóstico e Atendimento Médico
Um estudo recente da Universidade da Califórnia, em São Francisco, descobriu que um modelo de IA, o Chat GPT 4, foi capaz de fornecer respostas mais precisas e detalhadas a perguntas médicas do que os próprios médicos.
Os autores compararam respostas de médicos e da IA a quase 200 perguntas médicas, e descobriram que quase 80% das respostas do Chat GPT eram mais sutis, precisas e detalhadas do que as compartilhadas pelos médicos. Enquanto menos de 5% das respostas dos médicos foram consideradas "empáticas" ou "muito empáticas", esse número subiu para 45% nas respostas fornecidas pela IA.
Outro estudo, dessa vez pela universidade de Oxford, descobriu que os empregos médicos estão entre os mais propensos a serem automatizados, com 70% dos empregos em medicina sendo considerados automatizáveis.
Um estudo da McKinsey Global Institute, publicado em 2022, estimou que 20% dos empregos em medicina poderiam ser automatizados até 2025.
E se você acha que uma IA atualmente não seria tão competente quanto um médico, se enganou.
Um estudo publicado na revista Nature Medicine em 2022, por exemplo, descobriu que um modelo de IA foi capaz de diagnosticar o câncer de mama com uma precisão de 99%, superando a precisão de 97% dos radiologistas humanos.
Outro estudo publicado na revista Radiology em 2022, descobriu que um modelo de IA foi capaz de diagnosticar a doença de Alzheimer com uma precisão de 95%, superando a precisão de 85% dos patologistas humanos.
E existem muitos outros estudos como esses, em todos eles a IA ultrapassou a precisão humana. São centenas e centenas de pesquisas que validam isso uma atrás da outra.
Alan, mas e doenças raras?
É aí que a IA brilha ainda mais.
Um exemplo claro disso foi o caso de uma criança que passou por 17 médicos que não identificaram sua doença, até sua mãe fazer uma pesquisa no Chat GPT e BOOOM, descobriram a doença rara que 17 médicos não conseguiram.
E há outros casos relatados de pessoas que descobriram doenças raras por meio do Chat GPT.
Em um caso, uma mulher de 30 anos foi diagnosticada com a doença de Addison, uma doença que afeta as glândulas suprarrenais. A mulher havia consultado vários médicos, mas nenhum deles conseguiu diagnosticar a doença.
Essa doença é a mesma que minha esposa tem e ela quase faleceu quando criança, se não fosse um médico residente que ainda estava com os estudos frescos na memória para poder identificar.
Eu mesmo usando ClaudeAI consegui um diagnóstico extremamente completo que até mesmo alguns psicólogos e psiquiatras ficaram espantados com a qualidade após a IA ter identificado dupla excepcionalidade em mim sendo que tenho altas habilidades e TDAH, algo que eu desconhecia até resolver jogar todos meus exames para uma IA analisar tudo.
Outras profissões
68,8% Profissionais de Marketing (Copywriters / SEO / Estrategistas)
65% Designers gráficos / Editor de Vídeos
42% Escritores criativos e de ficção
A mudança é impossível de parar e este cenário onde a I.A substitui e ocupa o lugar dos trabalhadores está se tornando uma realidade cada vez mais presente.
Um estudo do Ipea prevê que até 56% das ocupações de emprego formal no Brasil poderão ser afetadas pela automação e IA nos próximos cinco anos.
Já outro da Goldman Sachs aponta que até um quarto de todo o trabalho mundial já poderia ser realizado 100% por inteligência artificial.
Estamos falando de aproximadamente 600 milhões de empregos que poderiam potencialmente desaparecer HOJE se as empresas tivessem capacidade técnica para isso ou até mesmo consciência do que já é possível fazer com IA.
Novas profissões e oportunidades
Mas novos empregos também serão criados como:
Especialistas em Ética da IA: Profissionais responsáveis por garantir que as aplicações de IA sigam princípios éticos e normas regulatórias.
Profissionais de preparação de dados - para organização, limpeza e etiquetagem dos conjuntos de dados que alimentam as IAs.
Treinadores de IA e Machine Learning: Profissionais dedicados a treinar e aprimorar modelos de IA, garantindo sua precisão e eficácia.
Consultores de Transformação Digital: Especialistas que ajudam as empresas a adaptar seus processos e modelos de negócios às tecnologias emergentes, incluindo a IA.
Educadores e Formadores em IA: Profissionais dedicados a educar a próxima geração de trabalhadores em habilidades relacionadas à IA.
Advogados especializados em tecnologia - para lidar com regulamentações e questões legais de ponta envolvendo IA.
Fora várias profissões que ainda vão surgir mas que desconhecemos completamente hoje, como aconteceu com a internet criando:
YouTubers & Influencers
Gestor de Tráfego
Desenvolvedor Web
Gestor de Mídias sociais
Aliás, isso já está acontecendo como é o caso das novas profissões de I.A como "Criador de Clones IA Profissional", "Criador de GPTs", "Analista de Bancos Vetoriais para IAs", "Consultor IA", entre várias outras que ainda nem foram muito bem definidas.
Mas dentre tantas, eu estou chamando a principal delas como:
Nova Profissão: Gestor de IA
Sim sou eu na foto acima e não, você não precisa usar um óculos desse para ser um Gestor IA. hehe
Mas falando sério agora…
Essa é uma profissão que envolve gerenciar a implementação e integração de soluções de Inteligência Artificial dentro das empresas, ou até mesmo, criar soluções novas com uso de IA.
É uma profissão que não exige necessariamente uma formação acadêmica específica em Ciência de Dados, Engenharia de Software ou mesmo uma pós-graduação em Inteligência Artificial.
Na verdade, conheço muitas pessoas diplomadas que sabem menos do que as que não o são. De fato, essa área não recompensa quem tem diploma, mas sim quem é um eterno aprendiz.
Isso destaca uma habilidade crucial na nova era: a capacidade de aprender e se adaptar continuamente.
Hoje, não vivemos apenas na era da informação, mas na era da inteligência e essa inteligência está se tornando uma commodity.
Isso pode significar oportunidades e possibilidades infinitas para aqueles que souberem aproveitar.
Estamos, sem dúvida, em uma era de abundância infinita, um tempo incrível e cheio de potencial.
A mudança sempre é assustadora no começo, mas quando olhamos para o passado, percebemos que na maioria das vezes ela foi fundamental para uma nova era de prosperidade.
Eu falo muito sobre isso no episódio #021 do meu podcast Vida Lendária chamado Otimismo Racional, se você não escutou ainda, clique aqui para escutar, ele vai ser fundamental para você conseguir olhar com lentes mais saudáveis o que está por vir.
Pois sempre que existe uma grande disrupção existe muita oportunidade. E dessa vez, oportunidades infinitas.
Essa news vai ficando por aqui…
Espero te ver na próxima!
Alan Nicolas
PS: Por não existir hoje no mercado um curso sobre IA que seja abrangente e qualifique as pessoas para esse novo mercado, a pedidos de alunos eu lancei semana retrasada uma Formação de Gestores em IA.
O que eu não esperava era que ela ia lotar em em menos de 12h.
Resolvi ontem lançar uma nova turma, a segunda e última turma por um bom tempo, pois em breve meu filho vai nascer e quero me dedicar a ele, principalmente nesses primeiros meses de vida dele.
Se você tiver interesse em saber mais é só clicar no botão abaixo.
Caso queira trilhar esse caminho sozinho para se tornar um Gestor IA aconselho a entrar aqui no meu grupo de WhatsApp onde compartilho ferramentas e novidades sobre esse mercado.
É como diz aquele ditado: "Quem chega primeiro, bebe água limpa."
Os primeiros a entrarem nesse mercado serão muito recompensados e a hora é agora.
🤖 Descubra como Sobreviver & Prosperar na Era da IA com Alan Nicolas
✍️ Newsletter escrita usando Obsidian potencializado com IA
🎓 Conheça meus treinamentos
🦾 Dominando Obsidian: Clone seu cérebro e crie com IA
🧠 Mente Lendária: Seja até 10x mais produtivo com seu Segundo Cérebro
♾️ Comunidade Lendária (fechada no momento)
🤖 Formação Gestor IA: Se torne o profissional mais bem pago de IA (Segunda turma aberta)
🧪 RECURSOS
📚 Leituras Indicadas:
21 Lições para o Século 21 (Yuval Harari)
Vida 3.0 (Max Tegmark)
The Adaptation Advantage (Heather E. McGowan, Chris Shipley)