• Alan Nicolas
  • Posts
  • Como a IA Vai Transformar o Marketing Digital Para Sempre

Como a IA Vai Transformar o Marketing Digital Para Sempre

Veja como você pode sobreviver e prosperar nessa revolução

Ele perdeu o seu emprego para IA

Ser substituído no trabalho é uma experiência extremamente desagradável.

Agora imagine ser substituído por uma nova tecnologia que claramente não faz um serviço tão bom quanto o seu.

E o pior, ninguém mais se interessa pelos seus serviços porque todos estão usando a mesma tecnologia para fazer o que antes você fazia.

Foi isso que aconteceu com esse copywriter americano, que contou no YouTube como foi substituído por Inteligência Artificial no seu trabalho.

No vídeo, ele ainda conta como tem sido extremamente difícil encontrar outro trabalho na área, porque parece que todas as empresas estão usando IA ou querendo automatizar tudo.

Essa situação é uma prévia de como o mercado do marketing vai reagir à evolução exponencial de modelos de IA generativa.

A cada dia, os modelos de IA disponíveis são mais inteligentes e baratos, de modo que a execução de tarefas específicas evolui exponencialmente em curtos espaços de tempo.

Um estudo realizado por pesquisadores da Harvard Business School mostrou que, após o lançamento do Chat GPT, houve uma queda de 21% na oferta de serviços de programação e escrita.

Assim como também houve uma redução de 17% em serviços relacionados ao design e criação de imagens.

Se você está no meio do marketing digital, sem dúvida já percebeu que o mercado está mudando profundamente.

A IA trouxe um novo nível de sofisticação, onde quem domina sua aplicação nos negócios executa o trabalho como se tivesse superpoderes.

No entanto, assim como tudo que está na internet de forma desordenada e caótica, as informações sobre como aplicar IA para o seu contexto podem parecer confusas.

Muitas pessoas que me acompanham sabem que IA pode alavancar seus resultados e reduzir seus custos, mas se sentem perdidas em como aplicar essas soluções no seu negócio.

E eu não estou falando apenas de como usar o Chat GPT ou sobre modelos de prompts iguais aos que são vendidos por aí.

Isso não é nem a ponta do iceberg, e a maioria desses conteúdos que você vê pela internet está apenas arranhando a superfície.

Se você é um infoprodutor, prestador de serviço, dono de agência, criador de conteúdo ou está ligado a essas atividades, saiba que sua forma de trabalhar vai mudar radicalmente nos próximos anos.

O marketing digital já vivenciou diversas ondas que modificaram o mercado e transformaram muitas pessoas em milionários.

Agora, o mercado digital está prestes a presenciar o que pode ser sua última onda, algo tão transformador que pode ser considerado um tsunami.

Está surgindo uma nova forma de fazer marketing que vai afetar não só as estratégias, mas também cada detalhe de como você executa o trabalho.

Nesse texto, vou te mostrar de forma clara como a IA vai acelerar o mercado de forma nunca vista antes. E também trazer para você as principais possibilidades de aplicação de IA generativa para negócios.

Diante de tanta novidade, existe muito ruído na eterna busca por atenção das redes sociais.

Por isso, quero trazer as informações essenciais para você que me acompanha por aqui.

Esse é um guia para você entender como o mercado vai se comportar, o que de fato é possível fazer para otimizar uma empresa, e quais as melhores soluções para o seu contexto atual.

O objetivo desse texto vai ser gerar clareza, pois clareza gera ação, e somente a ação correta no momento certo gera resultados exponenciais.

Então, livre-se das distrações das redes sociais por 5 minutos e preste atenção no texto para entender quais são as principais soluções de IA que estão mudando completamente o marketing digital.

A última onda do marketing

Quando digo que IA é um Tsunami, é porque nunca na história tivemos uma tecnologia com tanto potencial para transformar nossa realidade.

O marketing digital evoluiu muito nos últimos 10 anos.

Em 2014 apesar de ter menos informação disponível, era muito mais fácil ter sucesso vendendo algo na internet.

O custo do lead era baixo, a concorrência menor e o público não estava sendo bombardeado a todo momento por ofertas e promessas de todo tipo.

No entanto, com o passar do tempo o mercado foi amadurecendo e exigiu que os empresários digitais acompanhassem esse movimento.

  • Se a disputa por lead aumenta, você precisa melhorar sua capacidade de testar e fazer melhores criativos.

  • Se a concorrência é maior, você precisa trabalhar diferenciação e criar uma marca sólida.

  • Se as pessoas estão cansadas das mesmas ofertas, você vai precisar refinar sua comunicação para atingir o público certo com a mensagem certa.

O amadurecimento do mercado foi criando essas e outras necessidades de sofisticação, com isso surgiram um mar de abordagens e estratégias para ter sucesso.

Lançamentos, perpétuos, afiliação, dropshipping, PLR, entre diversas outras ondas que surgiram como uma forma de criar estratégias e subnichos onde seria mais fácil encontrar demanda reprimida e menor concorrência.

Todos esses movimentos trouxeram novas pessoas para dentro do mercado e também mudaram a percepção do público que consome produtos na internet.

Pois quanto mais pessoas entraram, mais conteúdo era veiculado, mais anúncios disputando atenção, e mais rápido as estratégias de comunicação se tornaram repetitivas.

Por esse motivo o mercado ficou conhecido por mudar muito rápido, pois diante do volume de players e de estratégias que estavam sendo testadas, as demandas e as percepções do público também mudam com velocidade.

Nesse momento você entende que de forma abstrata, o mercado basicamente é um conjunto de pessoas oferecendo algo para um grande público semelhante.

E a venda é algo que acontece quando a comunicação certa, encontra o público correto.

Ou seja, o que modifica o mercado é o volume de contato entre quem está vendendo algo, e o público que está consumindo conteúdo na internet.

Quanto mais vezes o público entra em contato com alguma oferta, mais rápido a sua percepção muda, mais rápido ele encontra solução para suas dores, cria preconceitos sobre algumas abordagens, entre outros fatores dinâmicos.

Nesse contexto fica cada vez mais difícil encontrar demandas reprimidas, e o mercado exige mais habilidade dos empresários para conseguir criar essas demandas.

Acontece que dessa vez a necessidade de sofisticação vai alcançar um nível jamais visto anteriormente.

Agora, não vai ser somente o volume de pessoas entrando no mercado que vai estressar o público e desgastar as estratégias mais rápido.

Pela primeira vez na história, a inteligência está virando uma commodity, algo replicável que pode ser expandido pela tecnologia.

Hoje, qualquer pessoa pode multiplicar sua capacidade de execução e produzir por duas ou mais pessoas.

Nunca existiu tanta possibilidade de automação e acesso à inteligência como agora, e os impactos dessa realidade estão apenas começando.

Agora você entende que o grande volume de pessoas atuando no mercado digital é o que torna ele rápido e competitivo.

E com o avanço da inteligência artificial, essas pessoas conseguem multiplicar sua capacidade de produção e entrar em contato com o público mais rápido e com muito mais volume.

Ou seja, além do volume de pessoas no mercado crescendo a cada ano, agora também teremos um aumento exponencial no volume de conteúdo sendo gerado para o público.

Por isso que a IA é a última onda, um tsunami que o mercado jamais presenciou.

Essa mudança de capacidade vai acelerar ainda mais o marketing digital e elevar o nível de concorrência de mercado.

Em pouco tempo, não usar IA no marketing vai ser o mesmo que hoje você não usar a internet.

E a seguir você vai ver na prática como isso já está acontecendo no mercado.

A adoção meteórica da IA

Em 2023, uma empresa de educação focada em marketing, chamada Authority Hacker, fez uma pesquisa com a sua base de público para entender o uso de IA no mercado.

Eles coletaram 3.812 respostas de 132 países diferentes, e o resultado confirma a ascensão meteórica da Inteligência artificial no marketing digital.

Os dados mostram que 75.7% dos marqueteiros estão usando ferramentas de IA no trabalho.

Adoção da IA no Marketing Digital

São números que mostram o grande fluxo de adoção de IA no marketing digital, com menos de um terço das pessoas sem usar IA para otimizar suas atividades.

E quando foi perguntado para 21.1% das pessoas o motivo de NÃO usarem IA no trabalho, a grande maioria respondeu que foi falta de tempo e de conhecimento.

Principais fatores para adoção de IA

Ou seja… 

Muitas dessas pessoas testaram superficialmente alguma plataforma e não conseguiram bons resultados, por isso deixaram de lado, pensando que demandaria demais aprender a usar com eficácia.

Esse é um erro comum, e impede muita gente de colher os frutos de usar IA para o seu negócio.

A mentalidade de não querer parar para aprender algo novo, com a premissa de que não tem tempo o suficiente, é um tiro no pé.

Porque é justamente por aprender a usar IA que você vai otimizar o seu tempo no médio e longo prazo.

Quem tem tempo sobrando deve estudar IA, mas quem não tem tempo sobrando é que realmente precisa estudar IA.

Agora, quando se trata de ferramenta, não é surpresa o Chat GPT ser o mais popular entre os profissionais de marketing, usado por 89,3% dos pesquisados.

As 10 ferramentas mais populares de IA

O Chat GPT alcançou 1 milhão de usuários em 5 dias, 100 milhões em apenas dois meses, e atualmente a plataforma conta com mais de 180 milhões de usuários ativos.

Para você ter uma ideia, o Instagram demorou dois anos e meio para bater os mesmos 100 milhões de usuários que o Chat GPT conseguiu em dois meses.

Isso se deve não só aos holofotes do mundo estarem virados para a inteligência artificial, mas também à evolução da tecnologia como um todo.

Atualmente, temos mais pessoas com acesso à internet e tecnologia do que há alguns anos, e a tendência é esse número aumentar a cada ano.

Esse comportamento altera o mercado como um todo, trazendo um novo público e consequentemente permitindo às empresas de tecnologia escalar mais rápido seu número de usuários.

A pesquisa também mostrou que 98.1% dos profissionais de marketing acreditam que entender IA é importante para o seu trabalho.

Entre eles, 79.98% classificaram como muito importante ou extremamente importante.

A importância de saber (e dominar) IA

Por último, quero mostrar um dado que comprova a transformação que estamos vivendo.

32.9% dos negócios assumem já ter substituído alguma tarefa humana por soluções de IA.

Percentual de empresas que substituíram algum tipo de trabalho humano

Considerando que a grande maioria das pessoas utiliza apenas IAs simples, como o Chat GPT, esse número mostra como o trabalho do marketing pode ser otimizado por inteligência artificial.

Esses dados são uma pequena amostra de como a IA vai dominar completamente o marketing digital, gerando vantagem competitiva para quem dominar as aplicações da tecnologia primeiro.

Mas para dominar esse jogo, você precisa entender quais são as principais soluções que vão além das ferramentas básicas e que podem otimizar o seu negócio de imediato.

IA para negócios é um Oceano Azul infinito

Quando você ouve falar sobre todas as previsões de mudança da nossa realidade, você percebe que o campo de possibilidades está muito além do que você tem capacidade de imaginar.

Da mesma forma, as possibilidades de criar soluções, produtos e serviços com IA são infinitas.

São essas profundas transformações sociais que criam cenários inéditos e cheios de complicações.

E talvez o próximo grande negócio bilionário resolva algum problema que hoje ainda nem existe.

Mas, falando dos problemas atuais, existem soluções de IA generativa para negócios que são as mais comercializadas pelos meus alunos.

São soluções que possuem alta demanda no mercado por solucionar um problema claro e por terem poucas pessoas oferecendo esse tipo de serviço.

Vou trazer uma lista com as 5 soluções mais populares e como cada uma delas pode ser utilizada na prática.

1. Chatbot com IA

Sem dúvida, a solução mais simples de ser implementada é no setor de atendimento, uma das áreas nas quais a IA consegue atingir os melhores resultados de otimização.

Alguns exemplos de uso de chatbots inteligentes são:

  • Tirar dúvidas sobre seu produto

  • Ajudar no suporte de clientes 

  • Iniciar conversa com quem visita seu site 

  • Capturar leads

  • Qualificar cliente com um filtro pré-atendimento

Essa é uma solução de rápida implementação e que tem capacidade de otimizar muito a percepção de valor do cliente, uma vez que você tem um “funcionário” respondendo de imediato 7 dias por semana.

2. Automações com IA

O mundo das automações ganhou muito espaço no mercado digital nos últimos anos.

Devido à sofisticação de mercado, as empresas tiveram que automatizar para otimizar sua capacidade de entrega e se manter competitivos.

Com a ascensão da IA, o processo de automatização alcançou outro nível de eficácia, atingindo principalmente a interação nas redes sociais e a criação de conteúdo.

Alguns exemplos de serviços de automação mais utilizados são:

  • Resposta de comentários em redes sociais

  • Pesquisa recorrente de mercado 

  • Fluxo de cadência de prospecção de clientes

  • Fluxo de recuperação de vendas

  • Fluxo completo de criação de conteúdo

São diversas as possibilidades de automação de um negócio digital, mostrando alta capacidade de reduzir custos e aumentar o poder de tração da empresa.

3. Clones IA

A criação de clones é um serviço bem específico e que gera um resultado gigante para quem tem audiência.

Recentemente, criamos um clone do Thiago Finch que captou mais de 5 mil leads durante um evento presencial, executando ações nas redes sociais.

Clones são IAs que podem replicar a personalidade, o estilo de comunicação e a base de conhecimento de algum expert, empresário, filósofo, artista, ou qualquer pessoa que tenha interesse em disponibilizar um clone seu para conversa.

Um clone cria uma proposta atraente para o público que tende a engajar mais com uma personalidade que já conhece.

Ter um clone é uma ótima forma de:

  • Gerar leads, aumentar o nível de consciência e engajar sua audiência.

  • Disponibilizar um suporte personalizado para os seus clientes.

  • Disponibilizar uma fonte de consulta da liderança para seus funcionários.

  • Otimizar a comunicação da empresa nas redes sociais.

Além de ser uma ótima forma de extrair mais resultado da sua audiência, a criação de clones também é uma grande oportunidade para prestadores de serviço.

O mercado digital está apenas começando a utilizar esse tipo de IA, e quem se especializar em criar clones para infoprodutores vai estar nadando em oceano azul.

4. Tridimensionalização da IA

Este é um tipo de serviço ainda pouco explorado, mas que vale muito a pena você ficar de olho.

A tridimensionalização da IA é a forma mais eficaz de tornar a IA palpável e com potencial de causar um impacto emocional no seu público.

Imagine que você criou um clone de um grande expert e, para tornar isso ainda mais real, criou um avatar 3D que conversa cara a cara com o seu público, seja pelas telas ou até mesmo através de óculos de realidade virtual.

Acredito que esse tipo de serviço vai ser extremamente demandado dentro de algum tempo, e atualmente é um mercado com poucas pessoas ofertando esse tipo de solução.

Abaixo, você consegue ver o trabalho de um dos nossos alunos que cria avatares interativos, que inclusive enxergam através de câmeras e interagem visualmente com quem está conversando.

Com esse tipo de tecnologia, você consegue gerar uma experiência única para o público, permitindo uma interação real que torna a inteligência artificial algo extremamente palpável.

5. Agentes de IA

Deixando o melhor por último…

A criação de agentes sem dúvida é uma das soluções mais completas e também mais procuradas dentro da minha comunidade.

A criação de agentes é um tema extremamente abrangente e com aplicação em diversas áreas, então vou sintetizar tudo que você precisa saber de essencial sobre agentes visando IA para negócios.

Agentes são IAs avançadas que têm capacidade de execução e interação autônoma, tomando decisões muito próximas do comportamento humano.

Os agentes podem melhorar sua capacidade de tomar decisão repetindo ações e adquirindo novos dados nesse processo.

Dessa forma, conseguem aprimorar os resultados dos seus outputs sem receber novos inputs por meio da intervenção humana.

Outra característica interessante é a capacidade de interagir entre si, é possível criar um enxame de agentes onde cada um vai cumprir uma tarefa específica e complementar.

Ou seja, assim como acontece em uma empresa, os agentes podem executar tarefas e processos, revisar o trabalho de forma autônoma e seguir uma hierarquia de execução para chegar no objetivo final.

Simplificando o conceito para você entender, agentes são IAs que têm alta capacidade de execução autônoma, podendo fazer trabalhos complexos e tomar decisões sem precisar de uma pessoa para dar comandos.

Nesse contexto, as possibilidades do uso de agentes avançados são infinitas, sendo uma força de trabalho expressiva em qualquer empresa.

Você pode utilizar agentes para fazer análise de dados, definir ações estratégicas, executar tarefas de criação, revisão, atendimento, tomada de decisão, entre muitas outras possibilidades.

Realmente, a criação de agentes é a ferramenta mais poderosa quando se trata de IA para negócios, e consegue trazer resultados exponenciais para a sua empresa.

Um novo mundo de oportunidades

Diante das novas possibilidades de negócio que estão surgindo dentro do marketing digital, existe um modelo que está ganhando muita força nos Estados Unidos.

Como você pode perceber, existem muitos serviços que estão disruptando o mercado, gerando um enorme valor para empresas e com poucas pessoas com real capacidade de executar esse trabalho.

Nesse cenário, uma grande oportunidade que está surgindo é referente a um modelo de negócio que vem sendo conhecido como agência de IA.

Basicamente, o mesmo modelo de agência que conhecemos no marketing digital, mas voltado à criação de soluções de inteligência artificial para negócios.

Até aqui, ficou muito claro como o marketing e inteligência artificial estão ligados, e acredito que a agência de IA será a evolução natural das agências de marketing tradicionais.

É um mercado totalmente inexplorado, e quando chegar o momento em que vai ser impossível fazer marketing sem usar inteligência artificial, quem já estiver posicionado nesse lugar, vai estar liderando um mercado de abundância.

Se você quer entender mais sobre esse modelo, eu vou deixar abaixo do texto o link de uma aula que dei no YouTube.

Nessa aula, explico detalhadamente sobre o que é necessário para criar uma agência de IA, pontuando os desafios e oportunidades.

Quanto ao impacto da IA, eu diria que ela não vai mudar o marketing, mas que já mudou completamente.

Nos próximos anos, essa transformação será cada vez maior e cabe a você, com todas essas informações valiosas, se posicionar para extrair o máximo de resultado desse mercado cheio de oportunidades.

Se você está lendo esse texto, saiba que está consumindo conhecimento que poucos consomem, e esse é o primeiro passo para ter o resultado que poucos têm.

Assista à aula sobre Agência de IA que vou deixar abaixo e deixe um comentário de como eu posso te ajudar a prosperar com IA generativa para negócios.

Não esqueça de colocar em prática e manter a visão de longo prazo, a consistência é o principal elemento que vai te permitir ter uma vida lendária.

Semana que vem nos vemos novamente.

Alan Nicolas ♾️
CEO Academia Lendár[IA]

📚️ Livros Recomendados:

💻 Vídeos Recomendados

🗞️ Sobre a Newsletter:

  • Descubra como sobreviver e prosperar na Era da IA ♾️

  • Escrita por:Alan Nicolas utilizando Obsidian potencializado com IA

  • Mantenha-se atualizado: Últimas tendências e desenvolvimentos em IA

📲Redes Sociais

Para mais conteúdos lendários sobre Inteligência Artificial e Business, aproveite para me seguir nas redes sociais:

Como você avalia a edição de hoje?

Login or Subscribe to participate in polls.