- Alan Nicolas
- Posts
- O Maior "Oceano Azul" Que Você Já Viveu
O Maior "Oceano Azul" Que Você Já Viveu
Essa é a prova de que não existe concorrência
Imagine dominar um conhecimento que apenas 7% das pessoas nas empresas estão dominando de verdade.
Eu não estou falando de pessoas do seu nicho ou de concorrentes de mercado.
Eu estou falando de 7% das pessoas de empresas de todos os nichos.
Isso significa que 97% das pessoas não conhecem ou precisam se aprimorar no tema.
Os dados ficam ainda mais interessantes quando estamos falando de um conhecimento que vai mudar completamente como a humanidade trabalha e se relaciona.
Se você se interessa ou já estuda inteligência artificial, eu vou te provar por que agora é o melhor momento da história para dominar esse conhecimento.
Um estudo realizado pela Section Business School mostrou que apenas 7% da força de trabalho está dominando o uso de inteligência artificial.
Você consegue imaginar que, em uma realidade onde a Inteligência Artificial tem o potencial de te tornar 10 vezes mais rápido e inteligente, 93% das pessoas continuam resistindo de alguma forma a essa mudança.
O ser humano tem uma tendência natural por se manter naquilo que é conhecido.
E aqueles poucos que sentem o impulso de desbravar o novo vão desenvolver uma vantagem competitiva que jamais existiu anteriormente.
Os números de pessoas que estão utilizando o potencial da IA diariamente são tão seletos que a Section Business School chamou esse grupo de Classe IA.
Uma classe que está na vanguarda colhendo os frutos de um mundo automatizado, enquanto seus concorrentes ainda estão tentando entender o que está acontecendo ou negando completamente a realidade.
Você se considera uma pessoa que domina IA na otimização das suas tarefas diárias?
Neste texto, vou mostrar dados para você descobrir se já faz parte da Classe IA, e também o que precisa fazer para se tornar um membro.
Os Desbravadores Ganham o Jogo
Alguns e-mails atrás, eu falei pra você sobre a curva de adoção de novas tecnologias e como o comportamento humano demora para incorporar uma novidade de mercado.
Nesse gráfico acima, você percebe que a maioria das pessoas depende de um grupo de desbravadores para buscar, testar e validar uma inovação antes que elas comecem a se sentir seguras para começar a usar.
E analisando a pesquisa feita pela Section, nós vemos exatamente esse padrão se repetindo no comportamento das pessoas em relação à Inteligência Artificial:
A Section dividiu os usuários em quatro grupos de proficiência:
1 - Classe IA: São aqueles que usam IA para tudo e que ficariam extremamente decepcionados se não pudessem mais usar.
2 - Experimentadores de IA: Eles não integram IA totalmente em seu trabalho, mas a usam uma vez por semana e relatam pequenos ganhos de produtividade.
3 - Novatos em IA: Eles usam IA algumas vezes por mês, nunca receberam treinamento formal e não obtiveram ganhos de produtividade.
4 - Céticos da IA: Eles nunca usam IA e nunca receberam treinamento, suas habilidades de prompting são as piores do grupo.
É interessante observar que 95% da Classe IA está em empresas que incentivam abertamente o uso de IA, enquanto a maioria dos céticos está em empresas que não se posicionam sobre o tema.
Quem é você na fila da revolução?
Você já sabe em qual das quatro classificações você se encaixa?
Comparar seu uso de IA com os resultados dos quatro grupos da pesquisa, vai te ajudar a entender em qual ponto você se encontra na escala de adoção da tecnologia e como você pode melhorar.
Grupo 1: Classe IA
Eles são os usuários mais engajados, que utilizam IA para praticamente todas as atividades.
30% dos que estão nessa categoria estão economizando o equivalente a 624 horas por ano ao utilizar IA para acelerar o seu trabalho.
Mas toda essa economia de tempo se deve ao fato de eles serem ótimos utilizando IA no dia, habilidade adquirida na consistência de uso diário.
Suas principais características são:
Usa IA todos os dias
Usa apenas as versões pagas das LLMs
A maioria economiza mais de 10% de seu tempo
Tem uma taxa de acerto de 92% em prompts
Se você se identifica com esses comportamentos, então faz parte da elite da IA. Mas, se não for o seu caso, ainda há tempo para evoluir.
Entre as ferramentas mais utilizadas pela classe IA estão o Chat GPT, Claude e Perplexity, assim como eles reconhecem que têm um conhecimento acima da média sobre inteligência artificial.
Essas pessoas têm grande reconhecimento dos seus empregadores por conseguirem gerar impacto automatizando atividades repetitivas para conseguir focar no trabalho que realmente importa.
Grupo 2: Experimentadores de IA
Será que você se encaixa nessa categoria?
A maioria dos experimentadores de IA ainda NÃO utiliza IA diariamente, apenas de forma esporádica uma vez por semana, sem ter grandes mudanças de produtividade.
A maioria dos membros da classe IA utiliza a tecnologia diariamente e prefere usar ferramentas pagas. No caso dos experimentadores de IA, esses números caem, assim como suas ferramentas favoritas são outras.
Importante observar que eles também receberam menos incentivo da empresa para utilizar IA, uma prova de que a iniciativa da adoção é mais eficaz quando vem de cima para baixo.
Grupo 3: Novatos em IA
São a grande maioria nas pesquisas, com 53% de presença. Eles usam IA poucas vezes no mês e nunca fizeram um treinamento.
Essa categoria tem acesso apenas a modelos gratuitos e não recebeu incentivos ou treinamento da sua empresa para utilizar IA.
A maior barreira desse grupo é não saber por onde começar, e 39% responderam que não se importariam muito se não pudessem mais usar IA.
Isso mostra o baixo impacto que IA tem em quem faz o uso esporádico e isso ocorre justamente pela falta de incentivo e conhecimento sobre como extrair bons resultados da tecnologia.
Grupo 4: Céticos da IA
Por último, os retardatários, aqueles que raramente utilizam IA, não sabem fazer prompts e nunca fizeram nenhum treinamento de inteligência artificial.
Um dado curioso é que 44% do grupo afirma não ter clareza sobre a política de adoção de IA dentro da sua empresa.
Eles chegam a dizer que não sabem se serão punidos ou recompensados por usar IA, então escolhem o caminho mais seguro que é permanecer com estão.
Isso reforça o entendimento sobre a importância de incentivar os colaboradores a utilizar IA, trazendo clareza sobre a prática, fornecendo treinamentos e ferramentas com recursos pagos.
Essas quatro categorias dão um panorama claro de como está ocorrendo a usabilidade de IA nas empresas.
Por mais que as IAs fiquem cada dia mais poderosas e baratas, ainda existe uma adoção baixíssima da grande maioria das pessoas, sendo apenas uma parcela muito pequena que explora o real potencial da tecnologia.
Um dos motivos é a falta de conhecimento, as pessoas que receberam incentivo e treinamento das empresas se mostraram muito mais engajados.
A falta de habilidade das pessoas de extrair bons resultados das IAs faz com que se frustrem e não voltem a utilizar as ferramentas.
Como você pode ver, aqueles que fazem parte da classe IA tem uma taxa de acerto de prompts muito maior do que a das outras categorias.
Em comparação com os demais, aqueles que fazem parte da classe IA são mais bem-vistos pelas empresas, têm maior produtividade, economizam uma quantidade significativa de tempo e apresentam melhores resultados.
Todos esses dados são uma prova clara de que dominar IA é uma vantagem competitiva gigante, tanto para quem trabalha para uma empresa ou é dono de negócio.
Assim como também estamos em um oceano azul gigante, onde temos muitas tecnologias incríveis e poucas pessoas explorando todo o potencial dessas ferramentas por falta de conhecimento.
Aqueles que entenderem como fazer parte da Classe IA serão os líderes do futuro.
Como fazer parte da Elite?
A assimetria de conhecimento é um dos conceitos mais importantes para criar vantagem competitiva e construir riqueza.
É comum ouvir meus alunos falando que foram em alguma palestra ou imersão de IA, onde os organizadores apresentaram coisas básicas e todos que estavam lá ficaram impressionados.
Isso acontece porque meus alunos fazem parte da classe IA,
Eles consumiram muito conteúdo sobre IA
Utilizam IA diariamente
E aprenderam a criar soluções avançadas com inteligência artificial
Ou seja, conteúdos de IA que para a maioria das pessoas parece incrível, para eles é apenas algo básico do dia a dia.
Isso é assimetria de conhecimento.
Quando você tem informações e habilidades valiosas que poucas pessoas têm acesso, você também se torna valioso e pode cobrar alto para ensinar esse conhecimento.
Atualmente, o mercado de IA ainda está começando, com o tempo a tendência é que o conhecimento se espalhe e que a maioria das pessoas esteja em um nível parecido.
Mas, por enquanto, aquele que estudar um pouco mais sobre IA vai conseguir se destacar com muita facilidade.
Caso você ainda não esteja na classe IA, aqui estão algumas práticas que vão te ajudar a chegar lá:
Foque nos fundamentos como entender a estrutura de funcionamento das LLMs
Domine o conhecimento de engenharia de prompt
Use IA diariamente (mesmo que pareça não funcionar)
Mantenha a mentalidade de experimentação e teste coisas novas
Tente aplicar IA em absolutamente tudo que você faz, do trabalho às tarefas caseiras.
Busque por treinamento específico para acelerar o processo
Adotar essas práticas com consistência vai permitir que você avance rapidamente seu conhecimento e consiga explorar essa vantagem competitiva que está dividindo os profissionais do mercado.
A IA realmente é um tsunami… E agora estamos na fase em que o “mar recua”.
A maioria das pessoas não está preparada para mudança e isso cria um cenário de oportunidades para quem se dedica a aprender e se destacar no mercado.
Se você deseja se desenvolver mais rápido nesse processo, eu deixarei logo abaixo alguns links para o meu canal no YouTube…
Por lá, você consegue aprender gratuitamente como usar IA no seu contexto e começar a criar soluções disruptivas.
Lembre-se de que talvez você nunca mais esteja diante de um conhecimento tão transformador e no momento ideal para se desenvolver, saindo na frente da grande maioria das pessoas.
Aproveitar a assimetria de conhecimento pode mudar a sua vida.
Espero que você aproveite.
Até a próxima semana.
Alan Nicolas ♾️
CEO Academia Lendár[IA]
📚️ Livros Recomendados:
Essencialismo por Greg McKeown
Sem Esforço por Greg McKeown
Atravessando o Abismo por Geoffrey A. Moore
💻 Vídeos Recomendados
Assista aos vídeos que gravei especialmente para você.
Esses conteúdos gratuitos vão te ajudar a criar negócios exponenciais com IA.
Criando um clone IA que faz ofertas de 100M de dólares
Descubra como usar IA para ganhar dinheiro criando conteúdos
Criando Agentes IA na prática sem saber programação
Descubra como sobreviver e prosperar na Era da IA ♾️
Escrita por: Alan Nicolas utilizando Obsidian potencializado com IA
Mantenha-se atualizado: Últimas tendências e desenvolvimentos em IA
📲Redes Sociais
Para mais conteúdos lendários sobre Inteligência Artificial e Business, aproveite para me seguir nas redes sociais:
Como você avalia a edição de hoje? |