- Alan Nicolas
- Posts
- O mercado de IA está morrendo?
O mercado de IA está morrendo?
O guia para não se perder nas distrações.
Existe um comportamento padrão que se repete em absolutamente todas as pessoas que saíram do nada para construir algo grandioso.
Sejam eles grandes empresários ou líderes de qualquer segmento, esse fator está sempre presente.
O curioso é que esse comportamento está intimamente ligado a uma lei universal, que há muitos anos é utilizada para definir a tomada de decisão em mercados competitivos.
E entender esse mecanismo vai te ajudar a estar na frente da grande maioria das pessoas no mercado de IA.
Recentemente, vários especialistas comentaram sobre uma possível desaceleração do mercado de IA.
Nós tivemos tantas novidades em um curtíssimo espaço de tempo, que algumas pessoas acreditam que a tendência é o mercado evoluir de forma mais gradativa daqui para frente.
David Shapiro, engenheiro e criador de conteúdo sobre o mercado de IA.
O grande problema dessa perspectiva é que os mercados são imprevisíveis por natureza.
E um dos grandes desejos dos homens de negócios sempre foi tentar prever movimentos de mercado.
Há anos que se utilizam técnicas, análises e estatísticas para obter uma certa previsibilidade sobre para qual lado as coisas vão tender.
Mercados comuns são extremamente difíceis de prever e toda análise possui uma boa margem de erro.
Quando se trata de um mercado totalmente novo e disruptivo como IA, a busca por previsibilidade fica ainda mais nebulosa e a incerteza é uma constante, mas que pode ser usada ao seu favor.
Esse texto é para as pessoas que gostam de entender de verdade sobre o que estão estudando.
Para quem sabe absorver conhecimentos fora do padrão superficial que a maioria distribui na internet.
Você vai adquirir uma vantagem competitiva enorme por ter uma visão que poucos tem, e assim conseguir fazer o que eles não conseguem.
Se você está lendo, considere-se privilegiado, pois 99% das pessoas sequer sabem o potencial da IA, e mesmo esse outro 1% não entende como transformar esse conhecimento em resultado exponencial.
Por isso, vamos falar sobre como o comportamento de ganhos exponenciais os ciclos de mercado e a coragem de ser disruptivo.
Esses fatores estão intimamente ligados com o que está acontecendo nesse exato momento no mercado de IA.
Entender isso, irá mudar sua postura diante do mercado e de qualquer mudança disruptiva que vier a acontecer no futuro, e pode ter certeza que elas virão.
A habilidade fundamental que você precisa adquirir
Quando falo de comportamento você deve concordar que não existe uma pessoa na história que construiu um grande negócio saindo do zero, sem assumir uma boa quantidade de risco.
Pessoas que tiveram uma grande ascensão na economia, geraram impacto e transformaram a vida de outras pessoas através das suas ações, são pessoas que assumiram muito risco no curso da sua trajetória.
Esse é um padrão de comportamento presente em absolutamente todas as pessoas que tiveram ganhos exponenciais por meio do seu trabalho, e combina perfeitamente com uma máxima muito conhecida por quem busca investir tempo, dinheiro e esforços, em mercados disruptivos.
O risco acompanha o retorno, ou seja, em qualquer mercado, quanto maior for a possibilidade de retorno sobre o seu investimento, maior será o risco que você terá que assumir.
Por esse motivo, gestores de investimento analisam o perfil dos seus clientes.
Eles entendem que nem todos têm apetite para o risco elevado e estão dispostos a testar sua inteligência emocional diante da oscilação e da incerteza sobre o rendimento patrimonial.
O mercado de IA é muito próspero, e acredito que até mesmo quem tem baixo apetite ao risco vai se beneficiar de tudo que está acontecendo.
Mas aqueles que entenderem como se expor ao risco controlado, são os que vão mudar a história da sua família e serão lembrados por gerações.
Quando falamos em investir ativamente em um mercado, criando negócios e vendendo soluções, a dinâmica é muito diferente de fazer investimentos passivos como a compra de ativos em mercados de ações.
Mas a relação de risco retorno entre ambos é extremamente semelhante.
Quanto mais você entender profundamente o mercado a qual está inserido, maior será sua capacidade de avaliar se o risco que você está tomando é saudável e tem capacidade de retorno exponencial.
No livro "Os Axiomas de Zurique", Max Gunther explora os princípios de investimentos e avaliação de risco que transformaram a Suíça em um dos países mais ricos do mundo.
E um ponto lógico que ele aborda, é como pessoas que vem de origem humilde apresentam um apetite ao risco muito mais elevado do que pessoas de famílias abastadas.
Isso nos mostra algumas percepções:
A sua habilidade de gerenciar e se expor ao risco está intimamente ligada ao seu contexto social, a relação da sua família com o dinheiro, seu círculo de amigos, entre outros fatores de relacionamento.
O verdadeiro motor que faz uma pessoa suportar uma grande exposição ao risco enquanto se mantém firme emocionalmente para tomar decisões precisas, é a vontade descomunal de transformar a realidade e deixar um legado para o mundo.
Phil Knight é um ex-contador de 86 anos, que nasceu em uma família de classe média no interior do Oregon.
Mas em uma geração ele se transformou no multi bilionário que criou a maior marca de esportes da história.
Na sua autobiografia ele conta como construiu a Nike durante todos esses anos.
No livro ele mostra as inúmeras vezes que assumiu riscos gigantescos para fazer a empresa crescer de forma exponencial, ao ponto de estar sob a ameaça de falência em diversas situações.
Sem isso, dificilmente a Nike teria ultrapassado concorrentes consolidados e seria a empresa número um quando falamos em esporte.
Mas o que gerou esse resultado não foi a mera exposição ao risco, e sim a crença em um grande propósito, junto com a vontade abissal de gerar uma forte transformação no mundo.
Isso permitiu Phil Knight lidar com todas essas pressões enquanto tomava decisões importantes sobre a empresa.
Então antes de se aprofundar no mercado, entenda seu nível de apetite ao risco. Seja franco e entenda que não existe resposta errada.
Você quer criar um negócio que traga um retorno gradativo e sem tanta exposição, ou está disposto a encarar grandes desafios em busca da exponencialidade infinita?
Ter essa autoconsciência vai evitar muito arrependimento na sua jornada, defina sua posição, e suas escolhas sobre onde alocar seus esforços serão muito mais claras.
Algo que faz diferença em um mercado cheio de possibilidades é a capacidade de fazer escolhas com clareza e dizer não pra tudo aquilo que vai te distrair.
Qual o momento do mercado?
Quando você entende a relação de risco e retorno, você consegue observar as movimentações de mercado com calma e não tomar decisões precipitadas como a manada costuma fazer.
Para analisar sobre uma possível desaceleração do mercado, você precisa conhecer o modelo que explica os principais movimentos de mercados disruptivos.
Everett Rogers foi um sociólogo americano que criou a teoria de difusão de novas tecnologias, e através do gráfico abaixo você consegue observar com clareza a jornada que faz uma tecnologia disruptiva vigorar ao longo do tempo.
O gráfico é muito utilizado para elencar a jornada de consumo de uma tecnologia, determinando a porcentagem de pessoas que estão utilizando a inovação até o ponto de alcançar a adoção em massa.
No nosso caso, ela serve para você entender qual o momento atual do mercado e qual o melhor momento para você também explorá-lo comercialmente.
O ser humano tem uma tendência natural a resistir ao novo.
Se você faz a mesma coisa por anos, o único motivo de você fazer algo diferente é o atual resultado estar te causando algum desconforto, ou o novo comportamento trazer uma expectativa de ganho muito grande.
Dessa forma, quando uma nova tecnologia surge, existe um ciclo de resistência até a sua plena adoção, nesse ciclo as pessoas precisam:
Conhecer a nova tecnologia
Entender para que ela serve
Validar os seus benefícios
Concluir que vale a pena ser adotada
Substituir hábitos e comportamentos de consumo.
Estamos falando de comportamento humano.
Por isso que quando se trata de uma tecnologia disruptiva, apenas uma pequena minoria de pessoas que tem maior abertura para novidades é que vão realmente implementar essa tecnologia em suas vidas.
Essas pessoas são conhecidas como Innovators e early adopters.
São aqueles que podem realmente dizer "eu cheguei aqui quando era tudo mato", e geralmente acabam virando referência para aqueles que virão entrar no mercado posteriormente.
Os Innovators são verdadeiros desbravadores, pessoas que estão extremamente inseridas em um nicho.
Eles estudam a fundo um tema e testam praticamente tudo de novo que sai dentro daquele mercado.
Geralmente são pessoas com alta capacidade técnica e que usam inovações em suas fases de teste, antes mesmo de ser lançado para o mercado em geral.
Muito embora existam claras vantagens competitivas em estar nessa posição, ela também apresenta diversos desafios.
Innovators gastam bastante tempo testando inovações ruins
Não tem muitas referências para buscar informações,
Tem que lidar com a falta de amadurecimento do mercado de consumo
Enfrentam o desafio do custo elevado para implementação
Ou seja, se você descobre uma solução genial que é muito cara de implementar e não tem viabilidade comercial, é como se você tivesse segurando uma mala de ouro, preso em uma ilha deserta.
Aquilo não tem valor contextual, e depende de outros fatores para conseguir gerar valor para o seu caso concreto.
Por isso, na minha perspectiva, ser um early adopter é uma das posições mais vantajosas dentro de mercados disruptivos.
Quando o mercado está nessa fase ele costuma estar maduro o suficiente para a tecnologia disponível tornar viável a comercialização de soluções reais, ao mesmo tempo em que a competição ainda é baixa
Este é o exato momento que estamos vivendo dentro do mercado de IA.
Muito embora Inteligência Artificial Generativas seja algo criado no início dos anos 70, apenas a poucos anos que a tecnologia tornou viável o seu uso comum, e ganhou popularidade no mercado.
Dessa forma, pode se dizer que a fase atual de mercado é o melhor momento para qualquer pessoa trabalhar com IA generativa para negócios.
Pois estamos em um momento em que é possível criar soluções baratas, escaláveis e extremamente valiosas para outras empresas.
Tudo isso em um mercado onde a concorrência ainda é extremamente baixa justamente por ainda não ter acontecido a adoção em massa.
Eu posso dar um exemplo para ficar mais claro ainda de você entender.
Essa Fintech Sueca, chamada Klarna, substituiu 700 funcionários de atendimento por uma inteligência artificial.
O resultado foi aumento da produtividade, redução de retornos de suporte dos clientes e um aumento de aproximadamente 40 milhões de dólares no faturamento.
Agora, pense por um minuto e pergunte para si mesmo.
O quanto uma empresa estaria disposta a pagar para alguém implementar esse tipo de solução dentro da sua operação?
É exatamente sobre isso que me refiro quando falo de você estar no melhor momento da história para aprender IA generativa para negócios.
Pois soluções como essas somente são possíveis, pelo motivo de estarmos em meio a uma corrida tecnológica entre várias empresas que estão concorrendo para definir quem possui a melhor IA.
E nesse processo a tecnologia se torna cada vez mais barata e fácil de implementar como uma solução para negócios.
Sabe o que isso significa?
você tem estrutura barata para criar soluções sem muita complexidade,
Sem precisar saber programação e sem precisar contratar outras pessoas,
Enquanto isso acontece em um mercado com baixa concorrência e muita demanda.
Para provar o que estou falando, posso mostrar alguns cases dos meus próprios alunos.
Eles aprenderam a criar soluções simples utilizando IA, e conseguem vender facilmente esses serviços por altos valores, pois realmente se trata de uma tecnologia disruptiva que poucas pessoas sabem implementar.
Esses exemplos servem para você entender na prática o que estou falando, pois existem muitas aplicações quando se trata de IA generativa.
E você entender o quão valioso é estar estudando IA nesse momento, pode ser a diferença na hora de focar em um mercado que tem capacidade de gerar uma mudança exponencial na sua vida.
Os rumores de desaceleração do mercado
Você deve estar se perguntando sobre os rumores que comentei no início do texto.
Será que o mercado vai decolar? Ou ele não passa de uma bolha prestes a estourar?
A curva de adoção de Everett Rogers nos ajuda a entender o momento de um mercado e avaliar a viabilidade de investir nele.
dessa forma você pode identificar melhor os riscos e o possível retorno ao se posicionar em um mercado em crescimento.
Mas como nada é tão bom que não possa ser melhorado, o consultor americano Geoffrey Moore cunhou o termo "The Chasm".
Esse termo se refere ao momento em que uma inovação faz a transição de apenas ser utilizada pelos early adopters, para exercer o seu primeiro nível de adoção em massa, sendo utilizada pela maioria inicial.
Esse é um momento crucial de consolidação da tecnologia.
E o termo "The Chasm" que significa "O Abismo", se refere justamente à grande dificuldade que as empresas têm de se manter no jogo enquanto a adoção em massa ainda não acontece.
Esse momento pode gerar uma desaceleração nas inovações com o objetivo de reduzir custos e manter as empresas vivas no longo prazo.
Mas dentro do nosso contexto de mercado, vejo que o desenvolvimento continua extremamente acelerado.
Acredito que passamos por tantas novidades no primeiro semestre de 2024, que o mercado ficou mal acostumado com as notícias e o hype gerado pela IA.
Esse comportamento faz qualquer mês mais silencioso se tornar motivo para esse tipo de rumor.
Agora, voltando ao esforço para romper o abismo. Perceba que quem assume esse risco são empresas como a Open AI, Google, Anthropic, entre outras que fornecem IAs generativas para o uso comum.
Essas empresas que assumem a maioria dos custos e fornecem tecnologia barata.
Elas estão competindo pela liderança do mercado.
Enquanto quem utiliza essa tecnologia para implementar na sua própria empresa ou prestar serviços para outros negócios, acaba desfrutando de um alto grau de retorno com um risco extremamente baixo.
Por este motivo o mercado de IA generativa se encontra em seu melhor momento para quem deseja se posicionar como um especialista nesse tipo de solução.
Devido ao conjunto de fatores que elenquei no decorrer do texto, você consegue se tornar extremamente competitivo em um espaço razoável de tempo.
Motivo pelo qual grande parte dos meus alunos está surfando nessa onda de mercado, antes mesmo dela se tornar um tsunami.
Então, quando você ouvir falar sobre desaceleração do mercado:
Lembre-se do momento da curva de adoção.
Avalie o risco retorno.
Leve em consideração que se você tem conhecimento em IA, o seu trabalho vale muito.
Quando você entender o poder de conhecer o mercado a fundo, nenhum desses rumores vai conseguir tirar o seu foco.
Você já está na liderança
Se você chegou até aqui, já está na frente de 99% das pessoas por entender os fundamentos de como um mercado disruptivo funciona.
E isso vai te dar embasamento de qual postura adotar diante dos rumores que na grande maioria das vezes não passam de distração.
Eu vou continuar repetindo que estamos diante de um dos mercados mais prósperos da história, com potencial de transformar profundamente a vida de milhares de pessoas.
Mas assim como tudo na vida, somente aqueles que se esforçarem de verdade para entender os fundamentos, que vão colher os resultados altamente assimétricos e exponenciais.
Você precisa adquirir os conhecimentos que a maioria não está disposta a adquirir.
Conseguir enxergar aquilo que é difícil como uma grande oportunidade.
Pois tudo que as pessoas tem dificuldade de resolver, elas estarão dispostas a pagar alguém que resolva no lugar delas.
Quando falo sobre ser lendário, isso está muito além de utilizar IA para negócios. É sobre ter uma mentalidade exponencial, ter curiosidade para explorar o novo e compartilhar suas descobertas para o mundo.
Acredito verdadeiramente na geração de valor através da educação, e por isso faço questão de entregar de graça somente aquilo que é mais valioso para vocês que leem meus e-mails.
Sem dúvida que entregar tanto conhecimento é um dos motivos da Academia Lendária já ter mais de 7 mil alunos em menos de seis meses, um ambiente onde todos se ajudam e compartilham diariamente o que estão aplicando no mercado.
Se você já é meu aluno sabe exatamente do que estou falando.
Se ainda não é, então continue acompanhando por aqui e pelo youtube, que faço questão de continuar trazendo conteúdo de valor para te ajudar a evoluir nesse mercado.
Eu quero saber se você realmente é um lendário que chegou até aqui.
Responda esse email com a sua visão sobre o assunto ou com alguma sugestão de conteúdo que você gostaria que eu trouxesse semana que vem.
Espero que você internalize esse aprendizado, e use para otimizar sua tomada de decisão no mercado. Até a próxima semana.
Alan Nicolas ♾️
CEO Academia Lendár[IA]
📚️Livros Recomendados:
Os Axiomas de Zurique por Max Gunther
Crossing The Chasm por Geoffrey Moore
Shoe Dog por Phil Knight
Descubra como sobreviver e prosperar na Era da IA ♾️
Escrita por:Alan Nicolas utilizando Obsidian potencializado com IA
Mantenha-se atualizado: Últimas tendências e desenvolvimentos em IA
📲Redes Sociais
Para mais conteúdos lendários sobre Inteligência Artificial e Business, aproveite para me seguir nas redes sociais:
Como você avalia a edição de hoje? |