- Alan Nicolas
- Posts
- Os 5 Tipos de Negócios com IA
Os 5 Tipos de Negócios com IA
O melhor momento para você iniciar um negócio de Inteligência Artificial
Tenho palestrado em grandes eventos com os maiores empresários do Brasil, e estar na linha de frente me fez entender um fator essencial para todos aqueles que desejam prosperar de verdade na era da IA.
Vivemos na era da distração e um dos grandes obstáculos que impede pessoas como você de conseguir executar seus planos é a falta de clareza sobre qual o melhor caminho seguir.
Sempre foi assim com o mercado de marketing digital, e com IA não é diferente.
Se você começar a estudar IA através dos fragmentos de informação que estão espalhados pela internet, é quase certo que você vai sair com mais dúvidas do que quando começou.
Esse é o mal da informação exponencial, como você pode ver abaixo, a cada ano o volume de dados gerados na internet aumenta violentamente.
Existe um volume tão grande de informações disponíveis que você se sente paralisado diante do excesso e simplesmente não consegue progredir.
Porque você acaba ficando sobrecarregado por narrativas que plantam infinitas dúvidas na sua mente.
Por esse motivo, eu vim trazer clareza para sua jornada.
Nesse texto, você vai entender: como definir o seu objetivo, começando a estudar IA para monetizar o seu conhecimento de forma objetiva e sem distrações.
O timing perfeito
O ponto mais importante para o sucesso em uma disrupção tecnológica é o timing.
Se você chega muito antes… é provável que a tecnologia tenha baixa adoção e o custo de usabilidade seja muito elevado, inviabilizando o modelo de negócios.
Agora, se você chega muito depois… acaba encontrando barreiras de entrada mais elevadas, saturação de mercado e maior dificuldade em sustentar alguma vantagem competitiva diante da concorrência.
Por isso, você que está lendo esse texto pode se considerar uma pessoa extremamente privilegiada, porque você está estudando sobre um mercado exponencial, no momento em que ele está no início do seu pleno desenvolvimento.
A cada dia que passa, a tecnologia avança, os custos de usabilidade diminuem, e a demanda por pessoas que saibam transformar inteligência artificial em solução para negócios aumenta violentamente.
Se você quer prosperar nesse mercado, vou te entregar o mapa essencialista dos 5 melhores negócios de IA para você começar imediatamente.
Fique atento aos detalhes e mantenha em mente que você está tendo o privilégio de desfrutar do melhor momento da história para aprender sobre inteligência artificial para negócios.
Os 5 Tipos de Negócios com IA
Primeiramente, você precisa entender que inteligência artificial é um termo muito amplo, e por isso focamos em inteligência artificial generativa para negócios.
Pois sem dúvida essa é a melhor forma de pessoas sem qualquer conhecimento em programação conseguir criar soluções altamente lucrativas para empresas.
Dentro desse contexto, a lista que vou compartilhar com você foi estritamente selecionada em ordem de dificuldade de implementação. Para que você possa se inserir no mercado com a menor resistência possível e consiga montar um negócio sólido e lucrativo com inteligência artificial.
1. Consultoria de IA
Sem dúvida, esse é o modelo de negócio mais simples e com a menor barreira de entrada.
Estamos diante de um novo conhecimento disruptivo, onde existe muita demanda por direcionamento e poucas pessoas capacitadas para suprir essa demanda.
O modelo de consultoria é o mais simples porque exige apenas que você domine um conhecimento que leve seu cliente do “ponto A” ao “ponto B” através de um direcionamento de quais passos ele precisa executar.
O custo de operação desse modelo de negócios é extremamente baixo, ou até mesmo zero, se você tiver um bom networking ou a capacidade de aquisição de clientes por meio de conteúdo orgânico e prospecção ativa.
Prestando consultoria de IA, você pode direcionar empresas a escolher:
As melhores soluções para o seu contexto
Ajudar e definir quais as contratações necessárias
O que precisam aprender para aplicar na inteligência do negócio
E o que devem cobrar dos seus colaboradores e terceirizados
São informações valiosas que podem poupar muito tempo e dinheiro de empresários (potenciais clientes), de modo que quando você domina esse conhecimento, ele pode ser facilmente monetizado no modelo de consultoria.
2. Freelancer de IA
Embora tenha um nível de complexidade um pouco superior ao modelo de consultoria, trabalhar como freelancer de IA ainda é uma das formas mais fáceis de começar a monetizar seu conhecimento nesse mercado.
Enquanto o consultor esclarece e direciona quais as ações seu cliente deve tomar, o freelancer executa um serviço específico para solucionar uma demanda pontual.
A barreira de entrada para a execução desse tipo de serviço ainda é muito baixa, de modo que você também não precisa de um grande investimento, apenas de conhecimento e capacidade de implementação para conseguir entregar a solução que vendeu para o seu cliente.
Atuar como freelancer é uma das formas mais rápidas de monetizar seu conhecimento de IA, transformando em um serviço que pode ser vendido para outras empresas.
Um ótimo exemplo de serviço que você pode executar é a criação de chatbots com IA para:
Execução de atendimento ao cliente
Agentes de qualificação e vendas —neste caso, você precisa de um conhecimento de implementação um pouco mais avançado.
Além de permitir gerar caixa para o seu negócio, prestar serviços de freelancer também vai te ajudar a construir experiência para implementar projetos mais complexos no futuro. Entendendo a estrutura de pequenas demandas, você evita cometer erros desnecessários em projetos maiores.
3. Educação com IA
Quando se trata de educação com IA, o nível de complexidade é um pouco maior, assim como o tempo de monetização é mais demorado.
No modelo de negócio de ensino, você vende o seu conhecimento para outras pessoas através de cursos, formaçõese mentorias.
A complexidade desse modelo está justamente na necessidade de construir uma audiência interessada no tema, para que você consiga produtizar e vender o seu conhecimento.
Assim como os anteriores, esse é um modelo que você pode começar sozinho.
Mas, conforme a sua demanda aumenta, obrigatoriamente você vai precisar de mais pessoas para te ajudar a sustentar a estrutura e entregar uma experiência de aprendizado de qualidade para os seus alunos.
É um modelo indicado para quem não tem tanta pressa para gerar caixa e possui experiência em marketing digital.
Você deve ter percebido que esse é o modelo de negócios da Academia Lendária, e posso dizer que o nosso sucesso deriva primeiramente de todo o conhecimento que adquiri na minha jornada de marketing digital e posteriormente da visão de longo prazo na hora de criar uma audiência qualificada.
Foi a soma de experiência em negócios e conhecimento profundo em IA, que me fez reunir um grande volume de pessoas interessadas em aprender comigo e dispostas a pagar para absorver esse conhecimento.
Dessa forma, esse modelo de negócios que exige um maior conhecimento e esforço da sua parte, mas saiba que é um modelo altamente escalável e que recompensa o seu esforço com resultados exponenciais.
Recomendo essa alternativa para quem já possui certa experiência de IA e mercado digital.
4. Agência de IA
Atualmente, esse modelo de negócio é um dos mais promissores.
Mas, do mesmo modo que promete ser extremamente lucrativo, ele exige habilidades que dificilmente serão supridas por iniciantes em IA ou nos negócios.
Por exemplo, no mercado de marketing digital, as agências são especializadas em prestar serviços complexos ao entregar programas de implementações, acompanhamento/consultoria e integrações de soluções, visando resolver o problema do cliente — de ponta a ponta.
Agora, quando se trata de agências de inteligência artificial, a dinâmica é praticamente a mesma, o que muda é a natureza do serviço prestado.
Dessa forma, esse modelo de negócios exige habilidades, como:
Implementação de soluções de IA integradas
Vendas
Gestão de projetos e pessoas
Experiência do cliente
Entre outras atividades essenciais na rotina de trabalho de empresas mais robustas
Se no modelo de freelancer você presta serviços pontuais…
Na agência, você prestará serviços mais completos e contínuos, estruturando um modelo de receita de recorrência com os seus clientes.
E isso permite a você uma maior previsibilidade de caixa para a construção de um negócio sólido.
Antigamente, para escalar um negócio de agência tradicional, era imprescindível colocar mais pessoas na operação para suprir a demanda de serviços…
Mas agora, considerando que você tem uma empresa que domina a implementação de processos de IA, você pode reduzir o número de contratações otimizando processos e aplicando inteligência artificial na sua própria empresa.
Ou seja, você tem menos pessoas, menos burocracias e mais lucro líquido no seu bolso ao final de cada mês.
Entretanto, com o aumento de demanda e a sua vontade de escalar o negócio, será inevitável contratar mais pessoas e, consequentemente, você vai precisar gerir essas pessoas e o fluxo de trabalho delas diante das demandas dos seus clientes.
Por todos esses motivos, o modelo de agência de IA é somente recomendado se você já possui certa experiência em negócios, além da capacidade de implementar soluções de IA com potencial de gerar recorrência de recebimentos.
Para começar uma agência, é essencial que você já tenha prestado serviços de forma mais pontual, como Freelancer, e que entenda minimamente de gestão antes de absorver projetos mais complexos.
5. IA para Software as a Service (SaaS)
Absolutamente todo empreendedor com gosto por tecnologia já sonhou em criar um aplicativo altamente lucrativo com escala infinita.
Por isso, o modelo de software é um dos mais atraentes na criação de negócios com IA.
Acontece que, definitivamente, esse jogo não é para amadores.
Se vocêNÃO tem uma boa experiência com tecnologia, gestão de projetos e pessoas… desenvolver um software será um grande desafio para você. Pode apostar.
E mesmo que você esteja pensando que pode contratar um programador ou procurar soluções “No-Code” para implementar seu produto mínimo viável (MVP), saiba que mesmo seguindo essas opções, será necessário dominar algumas habilidades básicas para evitar perder tempo e dinheiro no processo.
Primeiramente, o desenvolvimento de um software exige um bom conhecimento do nicho que você deseja atuar.
O maior erro dos empreendedores deste setor é criar uma “chave” e só depois procurar um “cadeado” onde ela encaixe.
Quando, na verdade, o mais inteligente é: você encontrar um “cadeado” e depois criar a “chave” para abri-lo.
Isso significa identificar um PROBLEMA REAL que as pessoas estejam plenamente dispostas a pagar para você resolver.
Em uma lógica simples:
As pessoas pagam para você aliviar alguma dor que elas estejam sentindo — e quanto maior for a dor, mais elas vão estar dispostas a pagar para você.
E quanto mais rara for a sua forma de solucionar esse problema, maior será o poder de atração do seu negócio.
Considerando que você já achou seu “cadeado” e está pronto para criar a solução ideal, agora você precisa entender o necessário de tecnologia para conseguir fazer o projeto andar.
Mesmo que você não queira executar a parte operacional de construção do seu software/aplicativo, você precisa entender o que deve ser feito para poder contratar a pessoa certa.
E, mais do que isso, saber se essa pessoa que você contratou, realmente está executando o projeto conforme as suas metas.
Caso você não tenha essa competência, será necessário contratar um consultor que tenha experiência e consiga te orientar em relação às melhores práticas, para você conseguir desenvolver seu projeto com sucesso.
Inclusive, esse tipo de situação, mostra o valor dos serviços de consultoria que você viu no início desta news.
Pagar por um especialista mais experiente pode economizar muito dinheiro e tempo de trabalho — evitando escolhas erradas que podem desperdiçar o seu orçamento.
Resolvidos esses problemas, agora você vai precisar executar suas habilidades de gestão.
Você vai precisar gerenciar o avanço do projeto e as pessoas responsáveis, essa é uma fase de muitos altos e baixos, você precisa ser anti-frágil e se adaptar aos imprevistos de desenvolvimento e mudanças de mercado.
E quando você chegar no momento mais aguardado de todos, olhando orgulhoso para o seu MVP (produto mínimo viável) como quem olha para um filho, lembre-se: você ainda precisa vender o seu produto.
Mas a boa notícia é:
Se você executou uma boa pesquisa de mercado, e souber minimamente como fazer um bom marketing, então vender sua ideia não será um problema tão grande assim.
Você só precisa de estratégia, paciência e um bom caixa para investir no negócio, até ele atingir seu “breakeven” (quando custos e despesas operacionais se igualam à receita).
A partir deste ponto, você começa a gerar lucro de verdade com seu SaaS.
Obviamente, existem vários pontos na criação de negócios com SaaS que são impossíveis de ser discutidos em apenas uma news.
Mas saiba que embora a criação de software seja um caminho altamente lucrativo, ele também vai exigir diversas habilidades para ser bem-sucedido, sendo claramente um modelo de negócios que não tolera amadores.
O mais importante de tudo para você
O ensinamento mais importante que você pode absorver é: apenas comece.
Comecei como um curioso, aos poucos fiquei obcecado, assistindo vídeos e lendo infinitos “papers” para absorver o máximo possível dessa revolução que está acontecendo.
Mas, o mais importante foi:
Tudo que aprendi, coloquei em prática, de forma muito rápida.
Recomendo que você faça o mesmo.
Você está diante de um mercado trilionário em expansão, onde tudo é muito novo e as empresas estão tentando entender como se posicionar e utilizar as soluções de IA disponíveis.
Em um mercado com pouca sofisticação, onde qualquer um que estude um pouco mais se destaca com facilidade, você não precisa ficar com receio de não ser bom o suficiente ou de não suprir com expectativas dos seus clientes.
Se você se dedicar de verdade em aprender os fundamentos por um período razoável de tempo, provavelmente, você terá um conhecimento valioso que pode ser monetizado através de consultorias e serviços de IA.
Por isso, executar o mais rápido possível é tão importante.
E para você que está na Comunidade Lendár[I.A]
Você já sabe que tem todo o meu apoio e do meu time para:
• Aprender tudo o que precisa de IA Business
• Tirar dúvidas nos grupos
• Fazer networking e parcerias de negócios
• E eliminar qualquer insegurança referente à venda e entrega das suas primeiras consultorias e serviços de IA.
E para você que AINDA não faz parte da Comunidade, mas quer a minha ajuda para aproveitar um dos mercados mais disruptivos da história…
Vou fazer algo que nunca fiz por aqui!
Me chama na DM do Instagram com a mensagem: "vim pela news".
Assim, vou saber que você leu este texto e a gente vai poder conversar sobre a melhor forma para VOCÊ se posicionar neste mercado de IA.
E, por fim: lembre-se de honrar o conhecimento com a prática e agir como um bom lendário.
Até semana que vem.
Alan Nicolas ♾️
CEO Academia Lendár[IA]
📚️Livros Recomendados:
Superintelligence por Nick Bostrom
Life 3.0 por Max Tegmark
Homo Deus por Yuval Noah Harari
The Big Nine por Amy Webb
Descubra como sobreviver e prosperar na Era da IA ♾️
Escrita por:Alan Nicolas utilizando Obsidian potencializado com IA
Mantenha-se atualizado: Últimas tendências e desenvolvimentos em IA
📲Redes Sociais
Para mais conteúdos lendários sobre Inteligência Artificial e Business, aproveite para me seguir nas redes sociais:
Como você avalia a edição de hoje? |