• Alan Nicolas
  • Posts
  • A Renda Básica Universal de 2030 vai te atingir?

A Renda Básica Universal de 2030 vai te atingir?

Como se posicionar na maior ruptura econômica da história?

Bem-vindo ao futuro, onde você não terá nada e será feliz.

Em 2016, essa foi uma das previsões do fórum econômico mundial para o que nós viveremos em 2030.

Naquela época eles já falavam sobre a ascensão da IA e a quarta revolução industrial.

E agora, diante das evidentes mudanças de mercado, a cada dia você vai ouvir mais pessoas falando sobre a necessidade de uma renda básica universal.

Ou seja, um salário pago pelo governo que mantenha o sustento de todas as pessoas que não conseguem emprego, em um futuro onde a IA trabalhará por nós.

Mas calma, antes que você me chame de comunista ou ache que eu estou viajando, saiba que não sou eu que está dizendo isso.

Essa possibilidade já era cogitada em 2016 por Klaus Schwab, fundador do fórum econômico mundial e uma das pessoas mais influentes do mundo.

Assim como o grande historiador Israelense Yuval Harari, autor do best-seller "Sapiens", também mencionou o assunto em 2017, em um artigo para o The Guardian.

No texto ele fala que é questão de tempo até uma classe de pessoas se tornar inútil economicamente, e a implementação de uma Renda básica universal ser obrigatória.

Mas o que chama a atenção, é que recentemente grandes empresários como Elon Musk e Sam Altman, também começaram a falar sobre o assunto.

Chegando ao ponto de defender até mesmo a tributação das suas próprias empresas para conseguir sustentar esse novo sistema de renda para a população.

Você pode não acreditar que isso vai acontecer, mas não pode negar um ponto essencial.

Quando grandes empresários com fortunas bilionárias pedem para serem tributados, é porque eles sabem de algo que você ainda não conseguiu enxergar.

E por isso, hoje eu quero ter uma conversa séria com você sobre:

  • O futuro do trabalho 

  • As transformações socioeconômicas inevitáveis

  • Qual o seu lugar nisso tudo

  • E como se proteger do poder absoluto

Eu chamo de conversa pois quero conhecer quem me segue e saber a sua opinião.

Então, ao final do texto eu vou fazer uma pergunta para você responder este e-mail.

Isso me ajuda a entender o que você pensa, e trazer conhecimento de valor com potencial de transformar a sua realidade.

Então, vamos lá?

A Suposta Conspiração da Economia

Quando o Fórum Econômico Mundial falou sobre suas previsões para 2030, surgiram várias teorias da conspiração falando sobre um plano globalista com intuito de impor uma nova ordem mundial.

O nome "O Grande Reset" ganhou muita força em meio às notícias sensacionalistas de vários comunicadores, que foram vistos com pouca credibilidade pela maioria das pessoas.

Mas curiosamente aqui estamos em 2024, com vários especialistas falando sobre a renda básica universal como se fosse algo inevitável de acontecer.

Mas em meio a todo esse ruído o que realmente é verdade?

Em meio a essas dúvidas uma coisa é certa, nossa forma de se relacionar com as pessoas mudará completamente.

Mas antes de tomar conclusões precipitadas e agir por impulso, nós precisamos analisar com frieza o que realmente está acontecendo.

Será que em 2030 nós viveremos um novo sistema econômico onde não existe propriedade?

Vou esclarecer o contexto dessas narrativas para você não cair em falácias, mas também estar preparado para tudo o que pode acontecer.

Será o Fim da Propriedade?

A frase "você não terá nada e será feliz" se refere a uma tendência de comportamento de consumo.

Basicamente, o Fórum Econômico Mundial menciona como os Millenials e as demais gerações não estão interessados em possuir bens como as gerações anteriores.

Essa tendência passou a gerar um novo mercado, que permite você utilizar os bens sem ter a necessidade de ser dono deles.

  • Existe um grande movimento em prol de alugar imóveis ao invés de comprar, e o Airbnb foi uma solução que modificou o mercado.

  • Hoje você pode ir de Uber, ou ter um carro por assinatura.

  • Você também pode alugar seu Iphone ou seu notebook e trocá-los todo ano

  • Ifood ou serviços de assinatura de comida cancelam a necessidade da maioria dos eletrodomésticos de cozinha

  • Lavanderias self-service são cada dia mais comuns, e muitas pessoas já não tem mais máquina de lavar.

Esses exemplos mostram como uma tendência de comportamento modifica o mercado, gerando oferta de serviços que resolvem as dores das novas gerações.

E segundo o Fórum Econômico Mundial a tendência é que até 2030 grande partes dos produtos se tornem serviços.

Criando um cenário onde você pode desfrutar dos bens sem ser dono deles.

O poder de compra da moeda fiduciária vem reduzindo drasticamente nos últimos anos, dificultando o acesso a bens permanentes como casa e carro.

Ao mesmo tempo, nova geração está mais focada na experiência do que na propriedade, buscando por mais liberdade e menos responsabilidades.

A internet globalizou o acesso à informação, a nova geração quer conhecer o mundo que vê pelas telas e desfrutar das experiências que são apresentadas diariamente nas redes sociais.

Para muitos, a propriedade significa estar preso ao que possui e atrapalha a busca por experiências significativas.

Esse novo estilo de vida, pode sim trazer mais satisfação e menos responsabilidade.

Mas vou te mostrar como a mesma tecnologia que traz essas liberdades, também pode ser a nossa prisão.

A Renda Básica Universal é Para Você?

Em 2017 Elon Musk estava em um evento chamado World Government Summit, quando disse que a renda básica universal seria uma necessidade para o futuro.

Essa afirmação chocou os participantes que não conseguiam entender o que Elon já estava prevendo com o avanço da inteligência artificial.

Com a automação nós teremos abundância, o custo de produção de quase tudo que precisamos será muito barato, a renda básica universal será necessária e o grande desafio será como as pessoas vão encontrar algum significado, já que seu trabalho não será mais necessário

Elon Musk

Agora em 2024, nós estamos começando a ver esse movimento de forma mais palpável. 

E se você está lendo esse texto, você parte do pequeno número de pessoas que está acompanhando uma das transformações mais profundas da história da humanidade moderna.

A inteligência artificial não é o futuro, ela é o presente.

  • O Chat GPT se tornou a plataforma com o crescimento mais rápido da história, com mais de 100 milhões de usuários em 2 meses.

  • A Nvidia, responsável por fornecer hardware para empresas de IA, teve um crescimento exponencial se tornando uma empresa trilionária.

  • Elon Musk comprou o Twitter para usar os dados da empresa e criar sua própria inteligência artificial.

  • Segundo o Goldman Sachs Research o investimento em IA vai chegar a 200 bilhões de dólares em 2025.

Ou seja, atualmente no mundo dos negócios não importa para que lado você olhe, você verá alguém falando sobre IA e automação.

Esse cenário mostrou a capacidade da inteligência artificial em executar muitas das tarefas que antes somente poderiam ser feitas por seres humanos, e agora ficou claro sobre o que Elon estava falando em 2017.

O ritmo de evolução é acelerado, e a substituição do trabalho em massa passou de algo impensável, para uma realidade que está mais próxima do que você imagina.

Sam Altman, CEO da Open AI, revelou recentemente que doou cerca de 25 milhões de dólares através de um programa de renda básica universal que vem sendo estudado nos últimos 8 anos.

A Open AI é uma das principais empresas que estão na linha de frente do desenvolvimento de inteligências artificiais, e esse tipo de iniciativa mostra a visão do que eles esperam para o futuro.

Estamos na era da IA específica, embora vários trabalhos já estejam sendo automatizados, ainda existem limitações tecnológicas que fazem a intervenção humana ser necessária.

Mas quando chegarmos na fase da IA geral, também conhecida como AGI (Artificial Geral Intelligence), nós teremos capacidade de substituir maior parte dos trabalhos executados por humanos.

E como você já percebeu, a criação de uma AGI é só questão de tempo.

Algumas pessoas dizem que a IA é uma onda, mas eu tenho dito que ela se trata de um Tsunami.

E agora estamos na fase em que o mar recua, todos sabem que algo vai acontecer, mas poucos sabem a  dimensão da mudança.

Contudo, as empresas que desenvolvem IAs estão totalmente obstinadas para alcançar o próximo patamar da tecnologia.

Se tivermos que queimar 5 ou 50 bilhões por ano, eu não me importo…  Vamos fazer AGI, vai ser caro mas com certeza vale a pena.

Sam Altman

Diante de todo esse contexto, você percebe o quanto a previsão de uma renda básica universal está alinhada com a realidade, e porque os especialistas em IA começaram a falar sobre isso alguns anos atrás.

Mas e agora? Se você está assustado pensando em fugir para as montanhas, saiba que nem tudo são espinhos na revolução da IA.

Como já disse, você está fazendo parte de uma minoria de pessoas que estuda sobre como entrar nesse mercado enquanto ele ainda está no início.

E por mais que o futuro do trabalho pareça sombrio para quem não se atualizar, ele também é repleto de oportunidades para pessoas como você, que buscam o conhecimento.

Mas antes de falar como você pode surfar no tsunami da Inteligência Artificial, você precisa entender os elementos mais importantes dessa disrupção

E isso está intimamente ligado ao novo comportamento de consumo dos Millenials, que mencionei lá atrás.

O Poder que Corrompe

A essa altura do campeonato você já deve ter feito a matemática básica.

Se não teremos trabalho para todos e o governo será obrigado a implementar uma renda básica para a população, isso significa que essa população vai depender profundamente do governo.

O grande problema da equação, é que essa estrutura centraliza o poder e se o Estado se tornar abusivo, dificilmente poderá ser combatido.

Alguns países como a China tem um sistema de "Social Score", uma métrica que calcula seu valor como cidadão dentro daquele sistema.

O grande problema são os critérios que podem ser inseridos para avaliar se você é bom ou não.

Imagine um sistema em que a maior parte da população depende da renda dada pelo governo.

Mas para receber essa renda integralmente você precisa atender alguns critérios como:

  • Não criticar representantes do governo publicamente

  • Não manifestar suas opiniões ideológicas

  • Não questionar regras que parecem injustas

  • Aceitar mudanças que beneficiem os governantes

Claro que esses exemplos são apenas suposições, mas a partir daqui você consegue entender como um governo pode se tornar autoritário com muita facilidade, se maior parte das pessoas depende dele para sobreviver.

"O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente"

John Dalberg-Acton

Mas o que você talvez não saiba, é que já estamos abrindo mão da nossa liberdade há muito tempo, e a forma que as novas gerações consomem seus bens vai aumentar ainda mais a dependência de terceiros.

Quando você escolhe abrir mão de um produto em prol de uma solução de serviço, grande parte das vezes esse serviço vai estar ligado à tecnologia.

Ele vai ter um app, um sistema operacional ou outro software necessário para que a solução chegue até você com eficácia.

Dessa forma você vai se tornar dependente desses sistemas para exercer até mesmo necessidades essenciais da sua vida, como morar, comer e se locomover.

Essas tecnologias também vão colher seus dados pessoais, e seus dados de consumo, onde mora, onde você vai, com quem se relaciona, o que come, com o gasta, e assim por diante.

Quanto mais as novas gerações adotam a tecnologia, mais expostos estão para serem controlados de alguma forma.

Você já deve ter se incomodado com uma nova atualização do Windows, ou com alguma mudança daquele seu aplicativo favorito.

Não é incomum ver pessoas reclamando quando uma empresa de tecnologia faz mudanças no software de algum produto.

Agora imagine que no futuro uma empresa mudou completamente o sistema da sua casa inteligente.

As portas já não travam no horário certo, as janelas não abrem pela manhã, o consumo de luz aumentou pelo sistema estar desregulado, a nova interface é difícil de mexer e tudo isso está atrapalhando sua vida.

Você percebe quanto você está se tornando dependente desses sistemas, e como isso já está afetando sua vida?

Hoje você entrega seus dados em diversos aplicativos diferentes, e a cada dia se torna dependente de serviços que se param de funcionar vão gerar um grande transtorno na sua vida.

E a tendência é esse comportamento aumentar bruscamente com o avanço da inteligência artificial.

Então, de um lado temos um governo de honestidade duvidosa, e do outro empresas privadas com um grande volume de dados e a promessa de usar esses ativos de forma não abusiva.

É impossível prever o futuro, mas sem dúvida você percebeu que em qualquer contexto nessa história, você é o lado mais frágil.

Em março de 2023 o Banco Central do Brasil começou os testes da sua moeda digital chamada Drex.

O objetivo é criar uma estrutura de pagamentos nacional ligada ao Banco Central, que seja semelhante à tecnologia utilizada na criação do Bitcoin.

A grande diferença é que o Bitcoin é uma rede descentralizada que nenhuma pessoa ou governo consegue ter controle.

Enquanto o Drex é um sistema que ficará totalmente centralizado e controlado pelo Banco Central.

Isso gera a possibilidade de realizar e receber pagamentos sem a necessidade do sistema de um intermediário bancário.

Você não vai precisar de uma empresa de pagamentos ou um banco que faça a operação pra você.

Com o Drex tudo pode ser feito através do sistema criado pelo Banco Central, e apenas a sua carteira virtual que vai estar atrelada a uma instituição financeira.

Ou seja, tudo será feito através do controle do governo.

Agora imagine que por algum motivo o governo quer bloquear o seu dinheiro.

Hoje isso acontece normalmente, mas existe um procedimento que gera algumas barreiras e ponderações.

Geralmente o pedido passa por um Juiz que analisa a fundamentação, e emite um ofício pedindo para a instituição financeira bloquear o seu dinheiro.

Com o Drex isso poderá ser feito através de um único órgão que mantém tudo centralizado, abrindo mais brechas para um comportamento totalitário.

Da mesma forma, é possível emitir uma moeda que tenha prazo de validade para você gastar, ou que seja condicionada à compra de bens específicos, como uma moeda apenas para comida e outra apenas para combustível.

São apenas possibilidades, mas você entende como esse sistema gera um controle enorme para o Estado?

E somado ao que está acontecendo com a tecnologia, isso cria um cenário de poder absoluto que pode mudar completamente a sua vida.

O Estado pode ser corrompido, assim como empresas também podem ser corrompidas, e quanto mais a você adota um estilo de vida que depende absolutamente de entes externos, mais vulnerável você vai estar.

Aprenda a surfar ou se afogue

Agora é fácil de entender porque eu digo que a IA é um tsunami que vai mudar não só a forma de executar o trabalho, mas de viver as nossas vidas.

Mas nem tudo é tragédia, em meio a toda grande mudança disruptiva existem inúmeras oportunidades com alto potencial de transformação para quem se posiciona no lugar certo.

Equipe lendária recebendo placa de 10MM da Hotmart

Todas as tendências que nós conversamos são possibilidades que apontam para um futuro onde de uma forma ou de outra você se torna o elo mais vulnerável da corrente.

Seja através da escassez de trabalho ou do controle exercido pelas grandes instituições.

E a única forma de não só se proteger, mas também conseguir enxergar as brechas para prosperar nesse mercado, é entendendo sobre a tecnologia que está mudando tudo.

Estudar Inteligência artificial para negócios é a melhor forma de se tornar livre financeiramente antes de todas essas mudanças disruptivas acontecerem.

Uma vez que você está estudando justamente sobre o que está gerando a maior mudança de mercado da história, você entende:

  • Quais possíveis cenários futuros

  • Como se preparar para as mudanças

  • Como alavancar seu negócio atual

  • Como aproveitar nichos sem concorrência

  • Adquire conhecimentos raros de alto valor

Tudo que eu falei por aqui foi apenas um resumo dos movimentos de mercado que estão acontecendo nesse exato momento.

E considerando tudo que foi dito eu quero saber:

Se nós fossemos melhores amigos, o que você me perguntaria para conseguir aproveitar esses movimentos e prosperar antes da AGI chegar?

Responda esse email que vou ler todas as respostas.

Se você chegou aqui, com certeza entendeu como essas mudanças vão impactar sua vida, e que se preparar para o tsunami já não é mais uma opção.

Você está tendo o privilégio de acessar essas informações antes de todo mundo.

A grande maioria das pessoas só vai entender essas mudanças depois que elas tiverem acontecido.

Você pode aproveitar para cair de cabeça em um conhecimento de extremo valor que vai dominar o futuro do trabalho.

Ou pode deixar para lá e ver o que acontece.

Qual das duas decisões você acha que tem mais chance de se arrepender?

Meu papel é apenas ser o mensageiro e transmitir valor e abundância para todos aqueles que escutam.

A escolha é toda sua. 

Assim como as consequências de cada uma delas.

Alan Nicolas ♾️
CEO Academia Lendár[IA]

📚️Livros Recomendados:

💻 Vídeos Recomendados

🗞️Sobre a Newsletter:

  • Descubra como sobreviver e prosperar na Era da IA ♾️

  • Escrita por:Alan Nicolas utilizando Obsidian potencializado com IA

  • Mantenha-se atualizado: Últimas tendências e desenvolvimentos em IA

📲Redes Sociais

Para mais conteúdos lendários sobre Inteligência Artificial e Business, aproveite para me seguir nas redes sociais:

Como você avalia a edição de hoje?

Login or Subscribe to participate in polls.