• Alan Nicolas
  • Posts
  • Seu próximo melhor amigo vai ser um robô

Seu próximo melhor amigo vai ser um robô

Muito antes do que você imaginou 🤖

Sabe quando você fica anos sem ver aquele amigo com filhos e, quando encontra eles, sua primeira reação é dizer “meu Deus, como seu filho cresceu”?

Então, saiba que é isso que acontece quando você se distrai por dois segundos no mercado de IA.

Tudo muda muito rápido.

Recentemente, várias novidades foram anunciadas por empresas como Meta, Google, Tesla, Microsoft e Anthropic.

E no meio de todos esses lançamentos é possível perceber um padrão em comum: estamos cada vez mais perto de ter IAs como assistentes pessoais interagindo diariamente com o nosso cotidiano.

Isso significa que quanto mais a IA estiver inserida no contexto pessoal com amplas possibilidades de uso, maior será a adoção e o crescimento do mercado.

E com novos hábitos de consumo surgem novas oportunidades para você explorar.

Hoje é isso que quero mostrar para você, aquilo que 99% do mercado ainda não consegue enxergar.

A habilidade de notar padrões e fazer conexões, foi o que permitiu que eu pudesse me posicionar no mercado de IA generativa para negócios e falar sobre agentes muito antes de qualquer um aqui no Brasil.

Foi isso que me permitiu ter sucesso no mercado digital anos atrás, e que faz com que eu enxergue novas possibilidades conforme os movimentos que as grandes empresas de IA estão fazendo.

Estamos em um dos mercados mais prósperos da história, todo dia recebo mensagens de diversos alunos que estão mudando de vida por causa da IA, sem saber programar ou ter um background de tecnologia.

Mas a minha missão de transbordar prosperidade está apenas começando, por isso, faço questão de entregar muito conteúdo de graça para você que me acompanhar por aqui.

Se existe uma coisa que entendi é que quanto mais faço as pessoas prosperarem, melhor e mais cheia de abundância a minha vida se torna.

Então, vou fazer valer o seu tempo e mais uma vez entregar o ouro ao mostrar para onde o mercado está caminhando.

O Padrão que vai ditar o futuro

Há algumas semanas, Elon Musk fez muito barulho no lançamento do Optimus, o robô humanoide da Tesla, o que levantou a discussão sobre robôs com IA fazendo parte do nosso cotidiano e influenciando nossas vidas.

Mas a verdade é que eles já fazem isso há muito tempo, se você usa um smartphone e redes sociais, saiba que já tem uma IA influenciando sua vida diariamente.

Por mais que a novidade da Tesla tenha chamado muito mais atenção, existem outros lançamentos que nos dizem muito mais sobre o futuro do mercado.

A Meta anunciou uma IA integrada no WhatsApp para traduzir conversas, pesquisas rápidas, criação de conteúdo e atuar como uma assistente pessoal dentro do aplicativo mais usado pelos brasileiros.

A Microsoft lançou atualizações no seu assistente CoPilot, com um novo design. Ele traz notícias diárias em áudio, comandos de voz e a possibilidade de criar agentes personalizados através do Copilot Studio.

A Anthropic lançou uma função onde Claude age como um assistente pessoal, tira print da sua tela para fazer uma leitura e mexe no seu computador, fazendo pesquisas e executando tarefas.

Algumas notícias apontam que o Google está trabalhando no Project Jarvis, um assistente pessoal IA com a tecnologia do Gemini 2.0 e que poderá ser acessado pelo Chrome.

Todas essas atualizações acontecendo em um curto espaço de tempo mostram que os assistentes pessoais podem ser o motor de uma nova fase da IA.

Em outros textos, já falei sobre a curva de adoção de novas tecnologias e como ela influencia no desenvolvimento da inovação.

Basicamente, as pessoas têm certa resistência ao novo, e precisam que um número razoável de pessoas comece a usar algo, antes de elas também começarem a usar.

Até o momento, as IAs disponíveis foram em sua maioria rotuladas como ferramentas de produtividade ou alguma outra atividade voltada para o trabalho.

Mas aqueles que utilizam essas ferramentas mais a fundo perceberam que as aplicações na vida pessoal são infinitas.

Você pode usar IA para praticamente tudo, desde escolher qual filme vai assistir ou mandar uma foto com o que tem na geladeira pedindo ideias para o almoço.

Quando você começa a enxergar IA como um assistente pessoal, disponível 24 horas por dia, você começa a executar praticamente tudo com mais velocidade e precisão.

Acontece que agora está havendo um movimento intencional para que novas ferramentas facilitem o uso da IA como assistentes pessoais no dia a dia.

Isso significa atingir novos públicos que vão experimentar outras formas de incorporar inteligência artificial nas suas vidas, o que pode fazer a IA chegar a um novo nível de adoção.

A tendência é que praticamente todos os bens de consumo que fazem parte da sua vida tenham inteligência artificial.

  • Celulares com IA.

  • Relógios com IA.

  • Óculos com IA.

  • Geladeiras com IA.

  • E até mesmo escovas de dente (sim, eu tenho uma escova de dente com IA).

Esse não é o futuro, é algo que já está acontecendo!

Em poucos anos, usar inteligência artificial vai ser tão comum quanto usar um relógio, e você está vivendo isso antes de 99% das pessoas.

Pode parecer absurdo falar isso agora, mas dependendo da sua idade, é possível que uma IA tenha participação significativa na criação dos seus filhos.

Atualmente, já existem IAs voltadas para ajudar crianças com atrasos de desenvolvimento, assim como existe uma forte tendência das novas gerações em pedir conselhos para IAs generativas.

Não vou entrar em um debate ético sobre o impacto dessa realidade nas gerações futuras, mas isso serve para mostrar o nível de profundidade que a tecnologia está alcançando.

Uma coisa é certa, IA vai além de uma ferramenta de produtividade para o trabalho, é uma tecnologia que pode transformar como vivemos, assim como foi como surgimento da própria eletricidade.

Eu sei que esses cenários podem ser assustadores, mas você pode olhar toda essa transformação com olhar de medo ou com olhar de abundância.

O que você escolher ver, será o que vai enxergar — você decide!

Ação e Reação

A tecnologia é um grande balizador social, ela influencia profundamente nosso estilo de vida, nossos hábitos e principalmente o fluxo do dinheiro.

Novos comportamentos geram novas necessidades, novos problemas, assim como novas tecnologias geram a capacidade de resolver problemas antigos e criar novas experiências.

Há alguns meses venho testando uma plataforma onde posso conversar com os maiores nomes da história, desde Sócrates até Albert Einstein.

E não estou falando de texto, também não estou falando de apenas áudio… a Delphi AI permite que você faça uma chamada com grandes figuras da história.

Um exemplo é essa call que eu fiz com ninguém menos do que Nietzsche:

Agora, dentro de todo o contexto que eu trouxe até aqui, você já deve ter entendido onde quero chegar.

A criação de avatares realistas é o último passo de sofisticação para iniciar um movimento de adoção em massa.

Com o avanço dos assistentes e o desenvolvimento de tecnologias de humanização, o uso das IAs vai se popularizar de forma exponencial, furando a bolha e chegando a pessoas que antes não tinham interesse.

É impossível prever quando exatamente isso vai acontecer, mas como toda grande mudança, quem se antecipa aos movimentos de mercado sai na vantagem de estar posicionado no lugar exato na hora exata.

Assim como os membros da Comunidade Lendár[IA] já estão aproveitando o mercado atual e também vão aproveitar a humanização da IA.

Recentemente, abrimos vagas para um Bootcamp, onde um dos meus sócios vai entrar ao vivo para ensinar como criar avatares 3D com IA.

As aulas vão começar em breve, então se você tem interesse em saber mais sobre como se antecipar ao mercado e criar essas soluções…

Recomendo conferir as informações no botão abaixo.

Quanto mais o tempo passa, fica claro o quanto o mercado de IA é gigante.

A rápida evolução gera diversas segmentações e cria novas oportunidades que pessoas como você, que estão lendo esse tipo de conteúdo, podem usar ao seu favor.

Sempre digo que as próximas grandes empresas talvez atuem resolvendo problemas que ainda nem existem, pois o grau de impacto e mudança de comportamento que será gerado pela IA é algo sem precedentes.

Embora haja incerteza quanto ao futuro, também existe uma esfera de empolgação diante de tantas possibilidades, e temos o privilégio de estar acompanhando essa revolução em primeira mão.

Não é à toa que nossa Comunidade é extremamente engajada e as pessoas veem um sentido além de fazer negócios, estamos fazendo parte da construção do futuro e contribuindo com o espírito de abundância.

A mudança já começou e, a partir de agora, ela somente irá se intensificar, criando novos negócios e novas perspectivas para nós que estamos acompanhando o mercado de perto.

Eu não tenho dúvidas de que você será uma das pessoas que vai prosperar nesse mar de oportunidades, já que toda semana mando conteúdos valiosos por aqui e no YouTube.

Mas quero saber sua opinião!

Responda esse e-mail contando qual problema relacionado à IA você gostaria de resolver, quero trazer o melhor conteúdo para te ajudar a prosperar nesse mercado.

Quem sabe, semana que vem, eu fale justamente sobre aquilo que você precisa.

Por enquanto, estude mais sobre o insight que eu trouxe para você hoje e lembre-se de honrar o conhecimento com a prática.

Até a próxima semana.

Alan Nicolas ♾️
CEO Academia Lendár[IA]

» P.S.: não deixe de conferir todas as informações do nosso Bootcamp, basta clicar aqui.

📚️ Livros Recomendados:

💻 Vídeos Recomendados

Assista aos vídeos que gravei especialmente para você começar a ganhar dinheiro usando IA – começando do zero.

  • [Oportunidade] Descubra como estar na Vanguarda da IA Multimodal

  • Descubra como usar IA para ganhar dinheiro criando conteúdos

  • Criando Agentes IA na prática sem saber programação

🗞️ Sobre a Newsletter:

  • Descubra como sobreviver e prosperar na Era da IA ♾️

  • Escrita por: Alan Nicolas utilizando Obsidian potencializado com IA

  • Mantenha-se atualizado: Últimas tendências e desenvolvimentos em IA

📲Redes Sociais

Para mais conteúdos lendários sobre Inteligência Artificial e Business, aproveite para me seguir nas redes sociais:

Como você avalia a edição de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.